Notícia no detalhe
Vigilância Sanitária promove palestra na ReciCampos
Funcionários da empresa ReciCampos participaram de palestra sobre implicações do alcoolismo no ambiente de trabalho, na manhã de sexta-feira (27). A palestra foi promovida pelo setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa) da Vigilância Sanitária de Campos. A ação faz parte do projeto “Qualidade de Vida dentro das Empresas”, que visa alertar os funcionários das empresas quanto ao perigo constante de acidentes no trabalho, causados por esse tipo de vício e o prejuízo profissional, financeiro e familiar que podem ser gerados.
A coordenadora do IEC-Visa, Vívian Lanunce, explica que o alcoolismo é uma doença crônica, com aspectos comportamentais e socioeconômicos, caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool, na qual o usuário se torna progressivamente tolerante à intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência, quando a mesma é retirada.
- A identificação precoce do alcoolismo geralmente é prejudicada pela negação dos pacientes quanto à sua condição de alcoólatras - disse Vívian Lanunce.
Os educadores sanitários Ana Paula Siqueira e Antônio Vangarges ministraram a palestra. Eles esclarecam que o álcool é a porta de entrada para outras drogas. Segundo os palestrantes, em cada dez usuários de álcool, um se torna dependente de droga, e o abuso de álcool causa 350 doenças físicas, dentre elas cirrose, câncer de fígado e doenças psíquicas.
Ainda de acordo com os educadores, cerca de 10 a 20% de bebedores pesados desenvolvem cirrose alcoólica ou degeneração de fígado. Outro dado apresentado na palestra afirma que o álcool está relacionado a 50% dos casos de morte em acidentes automobilísticos e é responsável por 54% dos acidentes de trabalho.
O diretor da Vigilância Sanitária, Waldir Simões, acrescenta que o alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma doença física, espiritual e mental. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 12% da população, com idade entre 12 e 65 anos, é dependente de bebidas alcoólicas.
- O alcoolismo é responsável por uma série de doenças que podem levar inclusive à morte. Os órgãos mais atingidos são o cérebro, fígado, estômago, pâncreas, coração, músculos e o próprio sistema sanguíneo. O álcool também interfere diretamente na função sexual masculina, causando, por exemplo, infertilidade e impotência. Nas mulheres, pode causar diminuição da menstruação e infertilidade – destacou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado