Notícia no detalhe
Visa alerta para perigo de contaminação de alimentos
O simples ato de cortar um frango cru e utilizar a mesma faca, sem lavar, para fatiar uma carne assada, por exemplo, pode ser um risco à saúde. Carnes cruas e vegetais não lavados apresentam uma série de microrganismos causadores de doenças que, eventualmente, são transferidos aos alimentos prontos. Estas foram uma das informações que educadores sanitários do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa) do Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) repassaram aos microempreendedores individuais encaminhados pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), no curso de Boas Práticas de Serviços de Alimentação, na manhã desta terça-feira (24).
Durante o encontro, a Agente de Crédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Dionéa Sardinha, informou sobre o Programa de Microcrédito e fez uma pequena simulação para os microempreendedores da oferta de crédito na medida para qualquer negócio. “É uma oportunidade imperdível para quem trabalha com a produção de mercadorias, é comerciante ou prestador de serviços, com orientação e sem cair na armadilha dos juros abusivos”, salientou Dionéa Sardinha.
O curso capacita o profissional para a aplicação dos cuidados necessários na manipulação de alimentos em todas as etapas da preparação. O curso para manipuladores de alimentos oferece, ainda, orientações quanto à importância da higienização de utensílios e equipamentos, da desinfecção de ambiente de trabalho, do controle de temperatura e armazenagem dos alimentos comercializados.
- Durante a palestra, os microempreendedores recebem, ainda, informações referentes à higiene pessoal e de ambientes; comportamento; procedimentos na manipulação de hortifrutigranjeiros; armazenamento de matérias primas e de alimentos preparados; controles no preparo, distribuição e exposição de alimentos, conforme a RDC 216/2004 (ANVISA) - contou uma das educadoras sanitárias, Ana Paula Siqueira. Além dela, Luciana Abreu, Vívian Lanunce Paes e Antônio Vangarges.
- No curso também falamos que a contaminação cruzada pode acontecer por meio da transferência de microrganismos de um alimento ou superfície para meio de utensílios, equipamentos ou do próprio manipulador. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que os alimentos crus fiquem separados dos cozidos - completou Vívian Lanunce, coordenadora do setor IEC-VISA.
Confira algumas dicas da IEC-Visa:
Separe carnes e peixes crus de outros alimentos;
Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos;
Utilize diferentes equipamentos e utensílios, como facas ou tábuas de corte para alimentos crus e para alimentos cozidos;
Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados, para que não haja contato entre alimentos crus e cozidos;
Lavar bem os utensílios e as mãos depois de manipular alimentos crus;
Guardar na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















