Notícia no detalhe
História: obra do Centro revela trilhos dos bondes
O Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Campos está permitindo que se recupere e preserve a história do município. Recentemente com as escavações da obra foram “descobertos” os trilhos do ponto inicial da linha dos bondes, que ficava vizinho ao prédio da Lira de Apolo e que tinha várias linhas para os bairros do Caju, Matadouro, Turfe Clube, Avenida Pelinca (Via Rua 13 de Maio) e Capão (Ia até próximo à igreja de São João Batista, no além da Rua João Maria). O Chá-Chá-Chá, por exemplo, era “ponto 100 rés” dos bondes. Havia muitos deles nos percursos, porque não se pagava à época passagem por um preço único. Na obra do Bairro Legal da Lapa, foram descobertas manilhas inglesas com a escavação da Avenida Sete de Setembro.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, comenta sobre essas escavações, que considera de natureza arqueológica. “Isso mostra que, como nos afirma o pensador Paul Marie Veyne, a história não morre e, uma vez coberta pela poeira do tempo, um dia vai, pelo interesse do pesquisador, fluir enquanto memória que ficou hibernando por algum tempo. Os trilhos dos bondes sempre estiveram ali e sua história também. A existência rizomática tem uma grandeza toda peculiar, principalmente, para as novas gerações que, apenas, ouviram falar desse importante meio de transporte de massa”, fala Orávio.
Ele informa que o escritor Alceir Maia Mendonça, em seu livro “História da Eletricidade em Campos” dedica um capítulo inteiro sobre os bondes. “Na página 75, o autor salienta que os bondes de Campos, inaugurados a 14 de outubro de 1916, começaram a ser retirados de circulação nos idos de 1958, quando foram substituídos pelos ônibus da Serve – Serviço Rodoviário de Viação Estadual. Os ônibus, inicialmente, eram movidos a energia elétrica e tinham o nome de trolleybus. Uma das linhas, no entanto, a do Caju, permaneceu nos trilhos até 1964", conta o historiador que, no dia 15 de novembro de 1964, o bonde número 14 fez sua última viagem”, informou o secretário.
Sobre a o Museu Histórico de Campos, que tem expostas duas réplicas dos bondes, o secretário diz que esse espaço é reivindicado por mais de dois séculos. “O espaço hoje atrai, na maioria, a juventude. Provavelmente estimulada pelos seus professores que, em tese, mostram a grandeza da cidade pela capacidade que seus concidadãos têm de preservar sua história, com a certeza de que ela amplia a auto-estima e fortalece a consciência da cidadania. Para se ter uma idéia, Campos participa hoje do Sistema Nacional de Museus e todo o planeta se ufana de possuir mais um espaço de lembranças, referências e significados. A cidade ganhou muito mais prestígio com a inauguração de seu museu histórico”, afirma ele.
- O lugar onde o Museu está localizado é o único complexo arquitetônico mais ou menos preservado. É só pegarmos uma fotografia no início do século passado e comparar com a de agora. As mudanças foram pequenas. Conseguimos, à base do convencimento, que os proprietários dessem uma limpeza na visualidade dos prédios e os pintassem. Agora, a Ampla ficou de retirar os postes e a fiação. Claro que isso valorizou muito o Centro Histórico e nos mostra como ficará o centro como um todo: sem letreiros gigantes, sem marquises e sem postes e fios dado uma péssima visão estética – projeta Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/02/2026 16:06:23 Secretaria de Agricultura executa limpeza de canais na Vila Menezes e Fazendinha
- 25/02/2026 15:44:49 Postura realiza fiscalizações em terrenos baldios e emite mais de 400 notificações
- 25/02/2026 14:50:28 Assistência Social com diversos serviços no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
- 25/02/2026 14:18:52 HFM inicia montagem do novo microscópio neurocirúrgico
- 25/02/2026 14:10:11 Teatro de Bolso abre inscrições para Curso Livre de Teatro e Projeto Dançarte
Secretaria de Agricultura executa limpeza de canais na Vila Menezes e Fazendinha
2502 15h44Postura realiza fiscalizações em terrenos baldios e emite mais de 400 notificações
2502 14h50Assistência Social com diversos serviços no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
2502 14h18HFM inicia montagem do novo microscópio neurocirúrgico
2502 14h10Teatro de Bolso abre inscrições para Curso Livre de Teatro e Projeto Dançarte
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Inscrições para o concurso público da Educação prorrogadas até 3 de fevereiro
3Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
4Servidores municipais recebem pagamento de janeiro nesta sexta-feira
5Inscrições abertas para o Seminário de Volta às Aulas na Educação de Campos
6Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro






















