Notícia no detalhe
População comemora a segurança no trânsito da Padaria Nogueira
Por muitos anos, os moradores de Guarus que tinham que utilizar a travessia na Rodovia BR-101, nas imediações da Padaria Nogueira, viviam momentos de angústia e eram obrigados a conviver com o perigo a todo instante. A reivindicação de todos era por melhorias no local, que pudessem garantir de uma vez por todas a passagem de pedestres e motoristas pelo local. O trânsito nunca foi regulado naquela área e os acidentes eram constantes com muitas mortes registradas no decorrer dos anos.
As manifestações dos moradores no sentido de conseguir uma intervenção no local, que tornasse a travessia entre os bairros da região mais segura, fizeram com que as autoridades fizessem uma intervenção que, finalmente, ordenou o tráfego de veículos, acabando com os problemas, que se estenderam por várias décadas.
O presidente da Empresa Municipal de Transporte (Emut), Álvaro Oliveira, levou a reivindicação dos moradores aos órgãos competentes e, depois de várias reuniões com a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e a Concessionária Autopista Fluminense, um projeto foi elaborado e levado para a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que finalmente possibilitou o início das obras.
Dona Eulália é moradora há mais de 40 anos na área e sempre viu de perto os problemas que a estrada trouxe neste período. “Os acidentes eram diários e eu já estava desiludida com a realização da obra que, finalmente, foi feita. Gostei muito”, disse ela.
Em pouco menos de dois meses de trabalho foram realizadas as intervenções, que possibilitaram a abertura de desvios através de ruas paralelas e a criação de uma alça, ao lado da BR-101, que passaram a ordenar o acesso de carros na rodovia federal. No local foi feita uma completa sinalização vertical e horizontal, com a instalação de semáforos, que garantem a travessia segura, tanto de pedestres como dos motoristas que tem que circular entre os bairros dos dois lados da BR-101.
- Nós tivemos que fazer um planejamento de intervenções, de acordo com as necessidades dos moradores. Para isso um novo projeto foi feito pela nossa equipe com vias de acesso pelas ruas marginais, o que ordenou o trânsito na área – afirmou o presidente da Emut, Álvaro Oliveira.
Para os moradores de Guarus, até mesmo circular pelas imediações da Padaria Nogueira era considerado um risco. Para o calceteiro Osiel Gomes, a solução anteriormente era fazer o retorno pelo Posto Novo Mundo, quase dois quilômetros mais distante, evitando atravessar a BR-101 naquela área. “Até mesmo de carro tinha medo de passar por aqui. Demorou muito, levamos muitos anos pedindo essa obra, mas finalmente saiu e está sendo boa para todos”, disse ele.
Rosana Ribeiro, não mora no bairro, mas sempre passa pelo local, onde vai visitar a irmã e não esconde o medo que sentia ao atravessar a pista. “Melhorou muito. Os acidentes que eram constantes e agora já não são uma ameaça para quem vai atravessar. Os carros agora, com a sinalização, são obrigados a diminuir a velocidade e nós podemos atravessar a pista com segurança. Já vi vários acidentes aqui e espero que, agora, as mortes que nós vimos passem a ser coisa do passado”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia