Notícia no detalhe
Mãos de Campos: espaço do artesão campista
O artesanato brasileiro ganha novo fôlego a partir da proximidade de eventos de grande porte, especialmente no Estado do Rio, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Por conta disto, já sendo visto como instrumento de catalisação de recursos, elevação de renda familiar e alternativa em mão de obra especializada pelo IBGE.
No município, a Feira Mãos de Campos, que hoje comporta cerca de 150 profissionais do segmento, credenciados pela Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), reúne enorme variedade em artigos nos setores de cama, mesa e banho, enfeites, vestuário, bonecas e outros.
No Estado do Rio, somente no ano passado, junto ao setor de artesanato, foram realizadas 33 das 41 dessas feiras nacionais, de acordo com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) – aglutinando forças no universo de quase nove milhões de artesãos brasileiros, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
- A Feira Mãos de Campos reúne enorme variedade em artigos nos setores de cama, mesa e banho, enfeites, vestuário, bonecas e outros. Ela está em atividade por quase 20 anos, fica aberta ao público de quinta a sábado, entre 8h e 17h (exceto sábado onde paralisam os trabalhos às 13h - disse o presidente da Codemca, Jivago Faria.
Novos horizontes - Instalada em local privilegiado (Praça São Salvador), no Centro de Campos, a feira pode agora contar com o funcionamento do Museu Histórico de Campos, completamente reformado. Com as presenças mais próximas de visitantes e turistas, os artesãos com suas barracas – totalizam cerca de 30 delas – podem vislumbrar novos horizontes no que tange à economia familiar, gerando um aquecimento da economia do município e até mesmo para o país, já que a atividade artesanal no Brasil movimentava há dez anos atrás, cerca de R$ 28 bilhões por ano, que correspondia, há época, a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Cartões - A Feira Mãos de Campos, mantida pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), também recebe adesão de artesãos inscritos, para se formalizarem como micro-empreendedores. Com isso, eles terão acesso às vendas por meio de cartões de crédito e débito e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio informal.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:19:06 Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Centro Municipal de Imunização com vacinação somente neste sábado
1807 18h06Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda