Notícia no detalhe
Alunos da rede municipal se encantam com réplica de satélite
A Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Joquei, recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), a exposição da única réplica do satélite Cebers 03, idealizado pelo campista e artista plástico, Ricardo Salgado. O novo Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres - Cebers 03 - começou a ser criado em 2003. O protótipo foi fabricado com restos de materiais de raio X, peças de ventilador, placa e disco rígido de computador.
- Para produzir algo através do lixo eletrônico é necessário primeiro estudar. As peças são produzidas com custo baixo, o que permite abertura de novos horizontes, que, até então, encontrava-se fechados - disse o artista plástico. Segundo Ricardo, a réplica foi uma encomenda feita especialmente pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, durante a participação do artista na Rio + 20.
O evento foi prestigiado por 150 alunos de diversas faixas etárias. Eles são estudantes do 1º ao 6º ano de escolaridade. A exposição contou com a presença da diretora da escola municipal Ana Alice; da vice diretora, Deocrécia; da coordenadora de ciências da Secretaria Municipal de Educação, Carla Sales; da subsecretária de Meio Ambiente, Lílian Neto, e do secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.
- É importante ressaltar e reconhecer o trabalho do Ricardo por se tratar de uma invenção oriunda do lixo, que, em mãos certa, é transforma em arte, sem contar, o bem que é feito ao meio ambiente - destacou o secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.
A réplica do satélite estará em exposição entre os dias 22 a 27 de julho, na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado na Universidade Federal do Maranhão. Em novembro, na China, no projeto Brasil China Espacial.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional