Notícia no detalhe
Exposição de réplica de satélite em escola municipal
O artista plástico Ricardo Salgado realiza, nesta quarta-feira (18), uma exposição única da réplica do satélite Cebrs 03, que será lançado em novembro, na China, no projeto Brasil China Espacial. A exposição vai acontecer das 13h às 16h, na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei.
- Esta réplica foi uma encomenda feita especialmente pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, durante a Rio + 20. Ele conheceu o meu trabalho, gostou muito da plataforma submersível, mostrou uma foto do satélite e perguntou se eu o reproduziria com resíduos sólidos eletrônicos - conta o artista.
A peça será apresentada neste domingo (22), na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado na Universidade Federal do Maranhão. Ricardo levou 13 dias para fazer a réplica do satélite, que pesa 28 quilos, utilizando resíduos eletrônicos, como placas de computadores, discos rígidos e filmes de Raio X.
No retorno do Maranhão, o artista vai ministrar uma oficina de cinco dias, em Campinas, no Centro de Tecnologia da Inovação Renato Archer, órgão de ponta do Ministério da Ciência e Tecnologia, o mesmo que o convidou para participar da Rio + 20. A réplica do satélite vai ficar no acervo da Agência Espacial Brasileira e será usada em eventos nacionais e internacionais.
- É mais uma oportunidade de ver o nome de nossa cidade num lugar de destaque, haja vista que foi participando de um evento organizado pela Prefeitura de Campos, a Exposição “Luxo do Lixo” que o meu trabalho surgiu – ressalta Ricardo Salgado.
Durante a exposição na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, as crianças vão ter a oportunidade de interagir com o artista. “As crianças vão poder ver de perto quem é este espião que vive espionando nosso planeta e nos informando sobra as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia”, completa o artista plástico.
Segundo a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, a exposição vai contribuir para despertar nas crianças o gosto pela ciência e a inovação tecnológica. “Através da réplica do satélite, as crianças terão também, a oportunidade de aprender mais sobre a reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente, uma vez que os resíduos eletrônicos serão reaproveitados, deixando de poluir o meio ambiente”, destaca a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda