Notícia no detalhe
Hiperdia: atendimento em Mussurepe nesta terça
Nesta terça-feira (17), uma equipe do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia) realiza atendimento no distrito de Mussurepe, na Baixada Campista. Durante a ação itinerante, a população poderá contar com o atendimento de um cardiologista, aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, cadastramento de pacientes, orientação e prevenção quanto à hipertensão e diabetes.
Segundo a coordenadora do Hiperdia, Maria Fernanda Alvarenga Gomes, a expectativa é para que a equipe permaneça no local, próximo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito, até que todos os atendimentos sejam realizados. “Um dos nossos principais objetivos é o de alcançarmos os hipertensos e diabéticos do local”, salientou Maria Fernanda.
O atendimento é iniciado com a triagem realizada pela equipe de enfermagem. Os moradores que se dirigem ao local são submetidos à aferição de pressão arterial e teste de glicemia. A partir do pré-atendimento, são encaminhados ao médico especialista.
O atendimento itinerante é realizado semanalmente, sempre no período da tarde, às terças e sextas-feiras. Na equipe, médicos, técnicos em enfermagem e enfermeiras, nutricionista, assistente social e outros participam das ações extramuros. “Dependendo da necessidade da comunidade, levamos cardiologista, endocrinologistas e até neurologistas”, salientou a coordenadora.
As ações itinerantes acontecem onde não há pólos fixos. Atualmente, estão em funcionamento 14 pólos espalhados pelo município com o objetivo de alertar à população sobre os riscos das doenças, que, somente em Campos, acometem em torno de 55 mil diabéticos e 80 mil hipertensos. Até 2008, o atendimento do Hiperdia era realizado em três pólos.
Os pólos do Hiperdia funcionam na Unidade Pré-Hospitalar São José; no Clube da Terceira Idade; nos núcleos da Terceira Idade de Conselheiro Josino e Travessão; no Centro Dia; no Pé Diabético; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Alair Ferreira, do Servidor, Jamil Ábido, de Baixa Grande, do Parque Santa Helena, do Turfe Clube, da Fazendinha e da Penha.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















