Notícia no detalhe
Elas em Ação: projeto insere mulheres na construção civil
A aula inaugural do projeto Elas em Ação, parceria da secretaria de Trabalho e Renda e Sindicato da Construção Civil, aconteceu nesta quinta-feira (05), na sede do sindicato. O projeto visa capacitar mulheres no ramo da construção civil, nos cursos de alvenaria, cerâmica, hidráulica, elétrica e pintura de parede. Para o secretário de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, “essa oportunidade proporciona a inserção da mulher no setor, possibilitando o aumento de sua renda”.
José Alberto explicou que este é o primeiro módulo do curso de eletricista e, na sequência, virão os módulos dos cursos de hidráulica, azulejista e pedreiras. "Todas estas mulheres vão ter assegurado emprego com carteira asssinada porque as empresas estão construindo tanto em Campos como nos Complexos do Açu e Farol-Barra do Furado estão em busca de profissionais mulheres por serem mais caprichosas na fase do acabamento", disse o secretário, acrescentando a importância desta medida para manter campistas inseridas no mercado de trabalho.
Segundo a responsável pelo projeto, a assistente social Adriana Cordeiro Gonçalves, cerca de 150 mulheres que estavam em vulnerabilidade social serão qualificadas para o mercado de trabalho. “Em pesquisas realizadas, constatamos que a cidade está em constante desenvolvimento na área de construção civil. Percebemos, também, que há uma grande necessidade de ter as mulheres trabalhando nas obras, já que são delicadas e caprichosas, capazes de atuar com eficácia na finalização de um acabamento, por exemplo”, ressaltou Adriana.
As alunas Xênia Cássia Silva Nunes, 24 anos, e Lucilene dos Santos Pereira, 32 anos, esperam trabalhar na área, além de conseguir solucionar sozinhas problemas que, frequentemente, acontecem em suas residências. “Meu pai era eletricista e tomei gosto pela profissão. Espero ajudar muitas pessoas com o meu trabalho”, finalizou Xênia.
O presidente do sindicato da Construção Civil, José Eulálio, destacou a importância da parceria. "Esta parceria com a prefeitura, através da Secretaria de Trabalho e Renda, vai proporcionar o aumento do número de vagas para qualificação de pessoas no setor da construção civil", finaliza José Eulálio, frisando que o setor vai abrir para as mulheres amplas oportunidades no mercado de trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda