Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos aberto ao público
O Museu Histórico de Campos, que foi inaugurado na sexta-feira (29) pela prefeita Rosinha Garotinho, é uma grande conquista para a cultura do município, que esperava há anos por um espaço desse porte. O prédio do Solar Visconde de Araruama, do século XIX, e que serviu de sede do poder público municipal, da Câmara de Vereadores no início do século XX e da Secretaria Municipal de Fazenda no governo de José Alves de Azevedo, foi restaurado para abrigar o Museu, que terá a incumbência de guardar e preservar a memória do município. O museu está sendo administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O diretor do Arquivo Público Municipal, o museólogo Carlos Freitas, um dos responsáveis por todo o processo de restauração do Solar Visconde de Araruama e da ocupação do Museu Histórico de Campos com o atual acervo, fala da importância desse espaço para o município. "A restauração desse prédio foi importantíssima para Campos e região. Aqui, onde funcionou a Câmara Municipal, é um local simbólico. E é importante essa nova utilização do espaço. Pretendemos que as pessoas venham e tenham a sensação de pertencimento à memória da cidade. Esse é o local para isso, para que as pessoas sintam-se pertencidas a algum lugar", disse Freitas.
Dividido em salas específicas que contam a história dos séculos XVII ao século XX, o Museu Histórico de Campos terá uma biblioteca municipal no prédio anexo. Na sala do século XVII, ficarão os materiais arqueológicos, como material de enterramento indígena, como um machado de pedra e uma ossada de índio. Na sala do século XVIII, estão a moringa de cerâmica e uma apresentação de cela de cavalo campista, entre outras peças.
Na sala do século XIX, está o material do movimento abolicionista, o material de produção de açúcar, exposição de moedas e instrumentos de tortura. E na sala do século XX, as peças da evolução urbana, como placas usadas em carroça e em outros transporte de tração animal e réplicas do bondinho. O Museu Histórico de Campos também tem uma área no fundo, com um jardim, que será utilizado para desenvolver atividades com crianças e também poderá ser utilizado para leitura.
Atualmente, o Museu Histórico de Campos está com uma exposição sobre a Rede Ferroviária Federal, acervo que estava no Museu Olavo Cardoso; e a Exposição "O Comércio Informal: Feiras, Mercados e Quiosques", sobre o comércio ambulante no Rio de Janeiro, que pertence ao Museu Histórico Nacional. Situado na Praça São Salvador, área central da cidade, o Museu Histórico de Campos está aberto ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Visitas em grupo poderão ser agendadas pelo telefone (22) 2728-5058.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda