Notícia no detalhe
Sociedade tem participação ativa em audiência sobre saneamento
A sociedade civil organizada tem tido uma participação importante no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (Plamsab), e na segunda Audiência Pública realizada pelo Conselho Municipal para Desenvolvimento Sustentável (Comudes), nada menos que 110 inscrições foram contabilizadas, com opiniões diversas, que vão servir como subsídios para a elaboração do plano, que até dezembro deste ano, deve ser aprovado e homologado pela Câmara Municipal de Campos (CMC), conforme Lei de Saneamento Básico nº 11445/07.
A audiência pública deste sábado (30) está sendo realizada no auditório da sede do Comudes, que fica no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos e a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard é quem está presidindo o evento.
A partir de agora, o grupo executivo que avalia as propostas apresentadas e determina a possibilidade de inclusão no plano, vai se reunir semanalmente, já que o grande volume de proposta depende de aprovação dos 17 integrantes do grupo. São representantes da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Urbanismo, Empresa Municipal de Habitação, Urbanização e Saneamento (Emhab) e das empresas Águas do Paraíba e Vital.
Para o secretário municipal de meio ambiente, Wilson Cabral a participação ativa da sociedade na apresentação de propostas é importante, porque mostra o grau de maturidade da população, com relação aos problemas ambientais. “Este é um espaço importante para a sociedade civil se manifestar com suas propostas. O número de participantes mostra que a população está respondendo ao chamado para contribuir com o plano, o que nos deixa satisfeitos, pois nosso objetivo está sendo alcançado”, disse o secretário.
O Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos prevê prioridade de investimento em serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos e é uma exigência a municípios com mais de 60 mil habitantes. A partir de 2014, o plano elaborado pelo município vai ser a condição para o acesso a recursos da União ou de financiamentos geridos ou administrados por órgão/entidade da administração pública federal, quando destinados ao saneamento básico. Até 2035, toda a Política e Plano de Saneamento Básico devem estar sendo cumprida plenamente pelos municípios.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
- 18/09/2025 15:04:20 Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
- 18/09/2025 14:26:45 Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
1809 15h04Agricultura conclui limpeza do Canal do Ermo e beneficia produção agropecuária
1809 14h26Centro de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado no sábado e domingo
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles