Notícia no detalhe
Sociedade tem participação ativa em audiência sobre saneamento
A sociedade civil organizada tem tido uma participação importante no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos (Plamsab), e na segunda Audiência Pública realizada pelo Conselho Municipal para Desenvolvimento Sustentável (Comudes), nada menos que 110 inscrições foram contabilizadas, com opiniões diversas, que vão servir como subsídios para a elaboração do plano, que até dezembro deste ano, deve ser aprovado e homologado pela Câmara Municipal de Campos (CMC), conforme Lei de Saneamento Básico nº 11445/07.
A audiência pública deste sábado (30) está sendo realizada no auditório da sede do Comudes, que fica no Salão Nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos e a secretária municipal de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard é quem está presidindo o evento.
A partir de agora, o grupo executivo que avalia as propostas apresentadas e determina a possibilidade de inclusão no plano, vai se reunir semanalmente, já que o grande volume de proposta depende de aprovação dos 17 integrantes do grupo. São representantes da Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Urbanismo, Empresa Municipal de Habitação, Urbanização e Saneamento (Emhab) e das empresas Águas do Paraíba e Vital.
Para o secretário municipal de meio ambiente, Wilson Cabral a participação ativa da sociedade na apresentação de propostas é importante, porque mostra o grau de maturidade da população, com relação aos problemas ambientais. “Este é um espaço importante para a sociedade civil se manifestar com suas propostas. O número de participantes mostra que a população está respondendo ao chamado para contribuir com o plano, o que nos deixa satisfeitos, pois nosso objetivo está sendo alcançado”, disse o secretário.
O Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos prevê prioridade de investimento em serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública e manejo de resíduos sólidos e é uma exigência a municípios com mais de 60 mil habitantes. A partir de 2014, o plano elaborado pelo município vai ser a condição para o acesso a recursos da União ou de financiamentos geridos ou administrados por órgão/entidade da administração pública federal, quando destinados ao saneamento básico. Até 2035, toda a Política e Plano de Saneamento Básico devem estar sendo cumprida plenamente pelos municípios.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado