Notícia no detalhe
Sementes de qualidade: criação de bancos é a solução
O Programa Banco de Sementes, que pertence à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, proporciona aos produtores rurais de Campos, especialmente aos que integram o programa de agricultura familiar, maior proveito nas colheitas. No município, a distribuição e o plantio de sementes de milho da variedade AL Bandeirante é a que está sendo entregue aos agricultores locais.
A diversificação na produção agrícola, de acordo com o secretário municipal da pasta, Eduardo Alves, beneficia milhares de produtores das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e ainda dos assentamentos agrícolas. No caso do Banco de Sementes, o espaço serve como uma “caderneta de poupança”, onde as sementes são "depositadas" em um armazém seguro com a intenção de serem "sacadas" no futuro, quando forem necessárias, ou seja, poderão ser usadas para replantio no caso de certas culturas desaparecerem ou serem destruídas. Quando armazenadas corretamente, as sementes podem permanecer viáveis por décadas ou mesmo por séculos.
Relatório da safra 2011 – Num relatório apresentado pela secretaria, foram destacadas as entregas de sementes de feijão tipo “xodó” com o plantio feito entre março e abril do ano passado e estimativa de colheita de 22 toneladas; milho da variedade “Albandeirante”, cujos plantio fora feito no segundo semestre de 2011(setembro/outubro/novembro) com meta de colheita de 184 toneladas.
Do relatório consta ainda a entrega de sementes de milho, todas selecionadas e distribuídas entre produtores das localidades de Flecheiras, Assentamento Zumbi, Vila Nova e Santo Eduardo. Essas sementes estão servindo para a produção de silagem (método de conservação de forragem para alimentação do gado leiteiro), complementando sua alimentação e melhorando a produção, que ficou na estimativa de 150 toneladas. Nas áreas de Morro do Coco, Palmares, Pitangueira, Ponta da Lama , Sabão, Santa Ana, Santa Maria, Travessão e mais cinco Agências de Desenvolvimento Regional, os produtores tiveram em mãos,sementes de plantio do milho “Albandeirante”.
Arroz – A Agricultura e Pesca forneceu ainda na localidade de Espírito Santinho, no mês de dezembro passado, para cobertura de dois hectares de área, com início da colheita em maio deste ano, em torno das 9,5 toneladas, grãos de arroz do tipo EPAGRI 106. O uso da colheita mecanizada está sendo usada como forma de inovação tecnológica pelo produtor Jarbas Marques, que iniciou o plantio em 30 de dezembro de 2011.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado