Notícia no detalhe
Vídeo com projeto de Campos será exibido em Portugal
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, recebeu nesta sexta-feira (22), a visita do professor do Instituto Politécnico Tomar, de Portugal, Luiz Dosterbeek. Ele veio cumprimentar a secretária pelo sucesso do projeto “Um olhar sobre nosso patrimônio cultural: nossas escolas e memórias”, realizado nas escolas municipais da Baixada Campista, em parceria com o grupo EBX e o Instituto BioAtlântica. Ele anunciou que o vídeo sobre o projeto será exibido para o Presidente de Portugal, Cavaco Silva, durante um evento, no dia 7 de julho.
O vídeo foi apresentado durante o ciclo de palestras promovido pelo grupo EBX e realizado pelo Instituto BioAtlântica, com o tema “Encontro de Sustentabilidade – Reflexões e novos caminhos para o Açu e para o mundo”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (20), no Instituto Federal Fluminense (IFF Campos Centro).
A história da Cavalhada de Santo Amaro, que simboliza a luta entre mouros e cristãos, é mostrada no vídeo através da espada utilizada pelos cavaleiros. A pesca na Lagoa Feia é lembrada por uma agulha utilizada na confecção das redes. O objeto representativo de Tocos é o marco jesuítico, que fica no Solar do Colégio, atual Arquivo Público Municipal. Alunos das Escolas Municipais Doutor Getúlio Vargas, José de Azevedo e Olavo Alves Saldanha Filho contam a história dos objetos.
- O filme é muito bom. O projeto foi tocado com muito empenho pela equipe da Secretaria de Educação. Este projeto é parecido com o que é feito em Portugal, dentro da logística de gestão de território. O projeto aproxima as famílias das escolas e traz um envolvimento afetivo e mais conhecimento tecnológico. O projeto trabalha com todas as disciplinas, da Língua Portuguesa a História – ressalta o professor.
Luiz Dosterbeek estava acompanhado do coordenador do Centro de Conhecimento do Superporto do Açu, Marco Antonio Marinho. Uma exposição com objetos representativos das comunidades da Baixada também marcou a culminância do projeto.
- Achei muito gratificante este projeto. Quando se trabalha a memória, trabalha com o coração, com as lembranças. Acho que este trabalho vai chamar atenção das pessoas para a importância da preservação dos territórios. A participação das famílias foi fundamental – destaca a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/05/2025 17:21:51 Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
- 13/05/2025 17:15:12 Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
- 13/05/2025 16:40:18 IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
- 13/05/2025 15:07:10 Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
- 13/05/2025 14:44:57 Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Social + Perto em edição especial pelo Dia da Abolição da Escravatura
1305 17h21Prefeitura repassa mais de R$ 22 milhões a hospitais contratualizados em uma semana
1305 16h40IMTT e Sest Senat reunidos por ações e campanha educativa para um trânsito seguro
1305 15h07Estradas do Produtor recupera vicinais e faz reparo em ponte de Lagoa de Cima
1305 14h44Paulinho Serra apresentará show “Em Pedaços” neste sábado no Teatro Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto
6Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado