Notícia no detalhe
Exposição “O Índio e a Arqueologia” é aberta
A exposição “O Índio e a Arqueologia no Museu’, realizada pela Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima no Museu Olavo Cardoso, foi aberta nesta terça-feira (4) com palestra da professora Simonne Teixeira com o tema “O índio Goitacá, esse desconhecido”. Na palestra, ela falou sobre a importância da Arqueologia para o conhecimento da história dos índios e outros grupos que viveram no passado. A exposição continua até o dia 28 de maio.
O Secretário Municipal de Cultura, Orávio de Campos Soares, participou da abertura da exposição, que conta com mostras de peças de cerâmicas encontradas em sítios arqueológicos da região norte fluminense. Essa iniciativa faz parte do projeto de extensão “Patrimônio Cultural: aprendendo a conhecer – Proposta para uma ação de Educação Patrimonial – Arqueologia”, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro.
Para o secretário de Cultura, “foi um momento importante por possibilitar que a sociedade tenha conhecimento dos estudos que estão sendo realizados por historiadores de outras universidades, levantando desse modo a história e os costumes desse povo que foi dizimado em nossa planície”.
À tarde, o professor da Uenf, o doutor em Física Roberto Franco, ministrou palestra sobre a relação entre Física e Arqueologia. Os visitantes puderam também conhecer cerâmicas Tupi, Goitacá, Puri, Coroado e Coropó, de índios que habitaram a região de Campos, São Fidélis, Itaperuna e Itaocara.
Os interessados devem fazer as inscrições no Museu Olavo Cardoso, que funciona de terças a sextas-feiras, das 8h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h, ou pelo telefone 2726-3021. Entrada na exposição e inscrições gratuitas. Ao final das palestras, os participantes receberão certificado.
Confira programação completa aqui.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda