Notícia no detalhe
Crianças e adolescentes em competição de regata
Cerca de 20 crianças e adolescentes de diversos núcleos, assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti), vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social, participaram nesta quarta-feira (14), no Cais da Lapa, da 4ª Competição de Regata Peti. Os vencedores receberam medalhas. O evento faz parte da programação alusiva ao “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”, que desenvolveu este ano a campanha “Vamos acabar com o trabalho infantil”.
A campanha propõe promover a divulgação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e suas possibilidades de atendimento a indivíduos e famílias, bem como a potencialização de estratégias para inclusão social. A primeira colocada na modalidade skiff feminina foi à moradora da Terra Prometida, Fernanda Carvalho Pereira, de 14 anos, do núcleo do bairro. Ela afirma que, depois que passou a fazer parte do programa, a vida da sua família mudou para melhor.
- Participar dessa regata é muito bom. Através do Peti, em 2010 eu ganhei uma viagem para os Estados Unidos e pude ver o mundo da astrologia de uma forma bem exata. Além disso, tive a oportunidade de conhecer os dois maiores centros da Nasa do mundo, além do lançamento do foguete delta - afirmou.
Na modalidade skiff masculina, o primeiro lugar ficou para Salvador dos Santos, de 15 anos, também morador da Terra Prometida. Na modalidade canoa, a primeira colocada foi Karla Rocha da Silva, de 15 anos, de Lagoa de Cima. E, ainda, Evandro Souza Barbosa, de 13 anos, do núcleo de Santa Cruz.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, explica que competições como essa vêm coroar um trabalho que é desenvolvido ao longo do ano. “É muito bom ver esses jovens aqui, de forma sadia, em uma competição. Sabemos que quando estão envolvidos na prática de qualquer tipo de esporte, estão fora das drogas e de ações que não serão proveitosas no futuro”, acrescenta a secretária.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Elízia Fernandes, as ações da semana de conscientização pelo combate ao trabalho infantil devem ser praticadas todos os dias, apesar de crianças e adolescentes brasileiros terem seus direitos assegurados nos marcos normativos do país. “A realidade mostra que muitos ainda estão expostos a diversas formas de violação de seus direitos humanos e com sua cidadania comprometida. A campanha, “Vamos acabar com o trabalho infantil” foi criada para mudar essa história”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda