Notícia no detalhe
Programa Mais Educação atende a cinco mil crianças
Cerca de 5 mil alunos de 38 escolas municipais são atendidos em horário ampliado, em Campos. Eles ficam três horas a mais nas escolas, recebendo reforço em letramento e matemática e praticando atividades, através do Programa Mais Educação, do governo federal, em parceria com a prefeitura. Em 2011, algumas escolas reduziram o índice de reprovação em 30%.
- A oferta de horário ampliado, através do programa, oportuniza oficinas de reforço escolar, arte, esporte e cultura, oferecendo cidadania e elevação da autoestima, ocupando o tempo ocioso das crianças – destaca a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Os alunos que estudam em horário ampliado recebem quatro refeições por dia. Outras 50 escolas da rede municipal fizeram a adesão ao Mais Educação. “A previsão é que o número de alunos atendidos passará para 14 mil, no segundo semestre, com o início do programa nestas unidades escolares”, informa a coordenadora do programa, na Secretaria de Educação, Janice Begni.
- É o resgate da cidadania e do ensino-aprendizagem. Estamos alcançando um resultado positivo, a partir do letramento, reforço escolar que trabalha a leitura, a escrita e a alfabetização – ressalta Janice Begni. Segundo ela, objetivo do programa é oportunizar as crianças, atividades diversificadas, que a família não poderia proporcionar.
A servente Nelmi Joaquim Barros está satisfeita com o resultado do programa. Ela tem três filhos que estudam no Ciep Professora Carmem Carneiro, no Parque Eldorado, e garante: as crianças estão aprendendo a ter disciplina, limite e responsabilidade. “O reforço escolar está contribuindo para meus filhos melhorarem na escrita e em matemática”, completa.
Os filhos de Nelmi são Levi, 7 anos; Lorran, 8; e Sabrina, 9 anos. Além do reforço escolar, eles participam das atividades esportivas e culturais oferecidas pelo programa: capoeira, futsal, hip-hop e da banda de fanfarra. Sabrina também faz parte do corpo coreógrafo da banda. “Eu gosto muito de estudar aqui. A gente aprende muita coisa boa”, conta.
Programa faz a inclusão e revela talentos - O Mais Educação trabalha também a inclusão e revela talentos. O craque do futsal no Ciep Professora Carmem Carneiro, Gabriel Ferreira Muniz, 11 anos, é um exemplo de superação. Ele não tem os dois pés, mas corre com facilidade e dá uma goleada nos obstáculos.
- Gabriel é bom de bola, não é demagogia. Ele participou dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) e teve um bom desempenho - diz o professor Luiz Cláudio Júnior. Gabriel já decidiu até o que quer ser quando crescer: jogador de futebol. O talento dele vai ser reconhecido. “Gabriel será homenageado como destaque do Jeem, no encerramento do evento”, informa o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Cláudio Artiles.
A avó de Gabriel, Maria Ruth Ferreira Muniz, fica feliz com a alegria do menino em participar do programa. “Ele fala todo radiante das atividades que faz. Outro dia ele disse que fez um gol de letra. As atividades são muito boas para ocupar a mente das crianças. Não sobra tempo para pensar em coisas ruins”, ressalta.
Segundo a coordenadora do Mais Educação no Ciep, Sandra Gláucia Abreu da Silva, desde a implantação do programa, em 2010, a escola mudou. “Em 2011, o índice de aprovação aumentou. As mães são parceiras da escola. Hoje, os pais disputam uma vaga no Ciep do Eldorado”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
- 22/11/2025 11:10:17 Últimos dias para inscrições no processo seletivo do Senar e-tec
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















