Notícia no detalhe
Programa Mais Educação atende a cinco mil crianças
Cerca de 5 mil alunos de 38 escolas municipais são atendidos em horário ampliado, em Campos. Eles ficam três horas a mais nas escolas, recebendo reforço em letramento e matemática e praticando atividades, através do Programa Mais Educação, do governo federal, em parceria com a prefeitura. Em 2011, algumas escolas reduziram o índice de reprovação em 30%.
- A oferta de horário ampliado, através do programa, oportuniza oficinas de reforço escolar, arte, esporte e cultura, oferecendo cidadania e elevação da autoestima, ocupando o tempo ocioso das crianças – destaca a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Os alunos que estudam em horário ampliado recebem quatro refeições por dia. Outras 50 escolas da rede municipal fizeram a adesão ao Mais Educação. “A previsão é que o número de alunos atendidos passará para 14 mil, no segundo semestre, com o início do programa nestas unidades escolares”, informa a coordenadora do programa, na Secretaria de Educação, Janice Begni.
- É o resgate da cidadania e do ensino-aprendizagem. Estamos alcançando um resultado positivo, a partir do letramento, reforço escolar que trabalha a leitura, a escrita e a alfabetização – ressalta Janice Begni. Segundo ela, objetivo do programa é oportunizar as crianças, atividades diversificadas, que a família não poderia proporcionar.
A servente Nelmi Joaquim Barros está satisfeita com o resultado do programa. Ela tem três filhos que estudam no Ciep Professora Carmem Carneiro, no Parque Eldorado, e garante: as crianças estão aprendendo a ter disciplina, limite e responsabilidade. “O reforço escolar está contribuindo para meus filhos melhorarem na escrita e em matemática”, completa.
Os filhos de Nelmi são Levi, 7 anos; Lorran, 8; e Sabrina, 9 anos. Além do reforço escolar, eles participam das atividades esportivas e culturais oferecidas pelo programa: capoeira, futsal, hip-hop e da banda de fanfarra. Sabrina também faz parte do corpo coreógrafo da banda. “Eu gosto muito de estudar aqui. A gente aprende muita coisa boa”, conta.
Programa faz a inclusão e revela talentos - O Mais Educação trabalha também a inclusão e revela talentos. O craque do futsal no Ciep Professora Carmem Carneiro, Gabriel Ferreira Muniz, 11 anos, é um exemplo de superação. Ele não tem os dois pés, mas corre com facilidade e dá uma goleada nos obstáculos.
- Gabriel é bom de bola, não é demagogia. Ele participou dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem) e teve um bom desempenho - diz o professor Luiz Cláudio Júnior. Gabriel já decidiu até o que quer ser quando crescer: jogador de futebol. O talento dele vai ser reconhecido. “Gabriel será homenageado como destaque do Jeem, no encerramento do evento”, informa o coordenador de Educação Física da Secretaria de Educação, Cláudio Artiles.
A avó de Gabriel, Maria Ruth Ferreira Muniz, fica feliz com a alegria do menino em participar do programa. “Ele fala todo radiante das atividades que faz. Outro dia ele disse que fez um gol de letra. As atividades são muito boas para ocupar a mente das crianças. Não sobra tempo para pensar em coisas ruins”, ressalta.
Segundo a coordenadora do Mais Educação no Ciep, Sandra Gláucia Abreu da Silva, desde a implantação do programa, em 2010, a escola mudou. “Em 2011, o índice de aprovação aumentou. As mães são parceiras da escola. Hoje, os pais disputam uma vaga no Ciep do Eldorado”, destaca.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda