Notícia no detalhe
Justiça proíbe Santander de cobrar dívidas do Banco Real
A juíza Maria da Penha Nobre Mauro, da 5ª Vara Empresarial da Capital, deferiu liminar obrigando o Banco Santander a suspender débitos em contas de clientes que, supostamente, teriam dívidas com o Banco Real, recentemente adquirido pelo Santander. De acordo com a decisão, em caso de descumprimento da liminar, o Banco Santander terá que pagar multa de R$ 50 mil. O processo pode ser consultado no site do TJRJ sob o nº 0167048-59.2012.8.19.0001
A ação civil pública foi proposta pelo Promotor de Justiça, Júlio Machado Teixeira Costa, titular da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital. O banco debitava da conta de seus clientes, sem o conhecimento e consentimento deles, valores referentes a supostas dívidas contraídas por eles, devido a incorporação do Banco Real pelo Santander. Segundo declaração do promotor, não cabe ao banco réu debitar valores de dívidas do Banco Real em contas correntes regidas por contratos formados após a incorporação.
Na ação a empresa não negou a prática, alegando em sua defesa que as autorizações foram dadas no ato de abertura das contas, quando os clientes assinaram contrato de prestação de serviço, contendo cláusula que autoriza o débito em conta de obrigações pendentes denominadas “recuperação de créditos em atraso”.
De acordo com a secretária executiva do Procon, Rosangela Tavares, a ação é valida para todo o estado do Rio e os consumidores de Campos que tiveram esse mesmo tipo de cobrança irregular devem procurar o Procon e formular sua reclamação. O órgão encaminhará a denúncia ao Ministério Público.
Para Rosangela Tavares, os consumidores tem conseguido grandes vitórias junto aos bancos e isso é fruto do trabalho perseverante dos órgãos de defesa do consumidor e dos agentes públicos responsáveis pela tutela coletiva da sociedade.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 09:39:05 Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
- 18/07/2025 08:10:48 Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Usina de Letras de Tócos com inscrições abertas para oficinas de artesanato
1807 08h10Estado promove reunião em Campos para discutir combate ao sarampo na região
1707 17h30Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda