Notícia no detalhe
Visa promove palestra para profissionais de salões de beleza
O Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a palestra “Beleza com segurança aos olhos da Vigilância” voltada para profissionais de salões de beleza e barbearia. Com objetivo de padronizar as ações dentro dos estabelecimentos, priorizando a saúde dos clientes, cabeleireiros, barbeiros e proprietários de salões receberam orientações quanto à esterilização e desinfecção de instrumentos, licença sanitária, higiene, limpeza e prevenção de doenças. A palestra foi ministrada pelo biólogo Julio Carlos da Silva Júnior na sede da Visa-Campos.
A palestra faz parte de um curso, realizado desde 2009, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), para atualização da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e orientação quanto às normas de higienização de materiais de salões de beleza. Toda última segunda-feira do mês, profissionais do setor de beleza que concluíram o processo de formalização através do Espaço do Empreendedor da Codemca se dirigem à sede da Visa-Campos para participar de palestra. A próxima será no dia 25 de junho.
- Para muitos, grande parte do que é dito é uma novidade. Eles desconhecem a importância da esterilização de materiais de manicure para evitar a contaminação pelo vírus da Hepatite, da existência de lixeira de pedal, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, por exemplo. A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer -, explicou a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa), Vívian Lanunce Paes Fiuza.
Segundo o diretor da Visa-Campos, Waldir Rodrigues Simões, alguns estabelecimentos em Campos ainda encontram-se em situação irregular. “Infelizmente, poucos locais são regularizados. Os serviços quando regularizados geram não só impostos para o município, mas também tranqüilidade no futuro de quem presta o serviço e garantia de qualidade no serviço prestado”, explicou Waldir.
Havendo a identificação de estabelecimentos em funcionamento em situação irregular, os proprietários têm um prazo para se regularizar e recebem orientação do Visa-Campos. “Durante as vistorias para liberação da licença sanitária, as exigências serão de acordo com o que foi exposto. Os locais relacionados são visitados e é exigido o cumprimento da legislação para garantir o bem estar dos prestadores do serviço e seus clientes. Conseqüentemente, há a melhoria na qualidade do atendimento, a prevenção de doenças e o aumento da lucratividade com um serviço diferencial”, salientou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/11/2025 07:32:07 Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
Procon Campos orienta consumidores para compras seguras na Black Friday
0411 17h08Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















