Notícia no detalhe
Prefeitura também no combate à febre aftosa
Tudo pronto em Campos para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa, que foi lançada nacionalmente ontem (sábado, 1º) e se estende até dia 30. A abertura oficial da campanha no município acontece nesta segunda-feira (03), às 8h, em uma propriedade rural atrás de Furnas.
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca já comprou as 60 mil doses de vacina que serão doadas a pequenos criadores com até 70 animais cadastrados. A exemplo do ano passado, o município, em parceria com o Núcleo de Defesa Sanitária Estadual, estará com equipes percorrendo o município para vacinar os animais.
Segundo o secretário, Frederico Paes, a expectativa é para que 60 mil animais sejam vacinados nesta primeira fase, protegendo 25% do rebanho do município, estimado em 240 mil animais, contra a doença viral altamente contagiosa. O objetivo é, a partir da parceria técnica com o Estado, manter o Rio com o título de área livre de febre aftosa. Sete equipes compostas por quatro vacinadores cada visitarão as propriedades.
― Vamos seguir o cadastramento do ano passado, mas os produtores que se enquadrarem no critério para receber gratuitamente a vacina, poderão se cadastrar e ter seus animais imunizados. Criadores com até 70 animais que não estão cadastrados podem ligar para 2732-6400. A febre aftosa não é só um problema sanitário, mas econômico também. A obrigação de imunizar os animais é dos produtores, mas a Prefeita Rosinha Garotinho entende que é preciso contribuir para que os pequenos produtores tenham condição de proteger seus rebanhos ― disse Frederico, ressaltando que as doses não serão entregues aos criadores e sim aplicadas com pistola oficial pelos vacinadores da secretaria.
Na segunda etapa, realizada em novembro de 2009, 55 mil animais foram imunizados por equipes de vacinadores, veterinários e técnicos agrícolas da secretaria, que percorreram durante todo mês o interior do município.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto