Notícia no detalhe
Prefeita anuncia mil casas para Ururaí pelo programa Morar Feliz
A prefeita Rosinha Garotinho anunciou que, em breve, começam a ser construídas mais mil casas do Programa Morar Feliz, em Ururaí. No distrito já estão sendo realizadas obras do programa Bairro Legal, que compreende a construção de infra-estrutura (galerias de esgotamento sanitário e para drenagem), asfaltamento das ruas, calçadas, sinalização e nova iluminação, além de tratamento paisagístico, com plantio de árvores, instalação de lixeiras e reformulação da praça.
Ao todo, na primeira etapa do programa Morar Feliz, estão sendo construídas 5.100 casas, um investimento de R$ 347 milhões dos royalties de petróleo que prefeitura destina à política de habitação. No momento, são sete frentes de obras, em ritmo acelerado e em diferentes pontos da cidade e no interior, com a construção de 2.500 unidades para famílias de baixa renda. Cada casa consta de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com tanque e revestimento em paredes da cozinha, banheiro e no tanque.
Qualidade e segurança - O engenheiro da construtora Odebrecht, encarregado pela execução do projeto de construção dos dois conjuntos habitacionais no Parque Eldorado, Jeferson Barreto, explica que a construção das casas emprega materiais de qualidade, dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que asseguram a durabilidade e segurança da obra.
- Até na construção das galerias de coleta do esgotamento sanitário é utilizado material de alta tecnologia, como o PVC, em vez de manilhas de cimento armado, que no decorrer do tempo pode apresentar fissuras, trincas e afundamentos que resultariam em vazamentos, provocando transtornos no piso das vias. Sobre a construção das casas, são empregados blocos de alvenaria de qualidade e a casa é erguida sobre radier. O travamento das paredes é feito com cinta de concreto, uma técnica utilizada com segurança que evita rachaduras e afundamentos de paredes - disse o engenheiro.
No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), o diretor de Infra-Estrutura, José Luiz Boynard, explica que a contrução de casas populares sem colunas é um sistema comum, praticado no Brasil inteiro e sem riscos para a construção, desde que sejam seguidas as normas de segurança, que começa com a qualidade do material.
- As casas precisam ser construídas sobre radier (uma especie de laje fortalecida com vergalhões e concreto em terreno compactado). As paredes são edificadas com blocos cerâmicos convencionais e travadas com a cinta de concreto, fundida sobre a última fileira de blocos, e sobre ela vem a laje. A cinta que suporta a laje é uma amarração e tem a mesma função da cinta de um barril de vinho: trava as partes que formam as paredes por baixo e por cima - resumiu.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















