Notícia no detalhe
Ronda Escolar de março registra mais de mil visitas
O Projeto Ronda Escolar, criado pela Guarda Civil Municipal em maio de 2009, registrou somente no mês de março deste ano, 1.034 atendimentos entre os estabelecimentos de ensino do município. O grupamento especializado faz um trabalho preventivo de interação entre o corpo docente e pessoal de apoio de cada escola, além de alunos e comunidades circunvizinhas. Como suporte, algumas instituições, como o Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Polícia Militar, fazem uma ação conjunta com o Ronda Escolar, permitindo a redução de envolvimento desses alunos em situações como violência, infrações no trânsito, drogas e outras situações.
A logística do projeto permite que haja maior agilidade nas ações de intervenção e patrulhamento. Sendo assim, divididos em quatro setores que fazem a cobertura de todo o município entre Baixada, zonas urbana e rural, o efetivo faz além do trabalho de policiamento ostensivo, um elo de ligação entre a unidades escolares e órgãos ligados ao público alvo. Devido à proximidade com as comunidades onde estão alojadas algumas unidades escolares, o acesso torna-se rápido, girando em torno de, no máximo, oito minutos, o que fomenta a confiabilidade do projeto em sua eficácia.
Na cidade são 63 escolas cadastradas e atendidas, enquanto o grupamento da Região Norte cobre 19 escolas que ficam entre os distritos de Travessão e Santo Eduardo. Na Região Sul, que reúne estabelecimentos de ensino no trecho compreendido entre Ururaí e Serrinha, são 15 escolas a receberem o amparo do Ronda.Na Baixada Campista, fechando o leque de abrangência do projeto, são mais 37 unidades, reunindo escolas das redes municipal, estadual e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), municipalizados. Para as novas unidades interessadas em aderir ao Ronda, um ofício deve ser encaminhado à Guarda Civil Municipal, solicitando a presença do efetivo.
- Somos um grupamento que faz parte da GCM e visamos, não só a proteção do patrimônio das escolas, mas também oferecer proteção aos estudantes, integrando a guarda e a comunidade escolar, visando ainda que os mesmos venham a adquirir hábitos saudáveis e protetores em suas vidas - disse o coordenador dos trabalhos, GCM Eneci Paulo.
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem o engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, as parcerias do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde, são primordiais no sucesso das operações engendradas em cada escola.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/03/2026 15:58:29 Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
- 14/03/2026 15:29:41 Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
- 14/03/2026 10:37:40 Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
- 14/03/2026 10:02:53 Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
- 14/03/2026 09:33:50 Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
Imuniza Campos: UBSF da Penha é a primeira a receber nova estratégia vacinal
1403 15h29Wladimir e Frederico anunciam praça e creche no Morar com Saúde do Aldeia II
1403 10h37Escritório Social promove ação especial pelo Mês da Mulher no presídio feminino
1403 10h02Domingo em Família deste fim de semana em frente ao novo Parque Ecológico
1403 09h33Mini conferência vai eleger representantes para o Conselho Municipal de Cultura
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















