Notícia no detalhe
Campos: destaque como cidade que mais tem gerado empregos formais
As políticas públicas implementadas pelo governo Rosinha Garotinho para a geração de emprego, tem dado resultados positivos e colocado Campos entre as principais cidades do Brasil na geração de empregos. O nome da cidade figurou no ano passado em sétimo lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais geraram empregos formais (com carteira assinada), superando a média dos 92 municípios do Estado do Rio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Renda. Agora em 2012 as perspectivas são novamente positivas.
As ações de políticas públicas que contribuem para gerar empregos são os programas de microcrédito e financiamentos de projetos empresariais, através do Fundecam. Os incentivos fiscais atraem empresas de pequeno e médio porte, bem como projetos estruturantes, como os previstos para o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. Os programas de apoio ao pequeno produtor rural, em várias atividades, tem feito brotar empregos e mais renda também no campo.
O Balcão de Emprego, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda começou 2012 comemorando os números positivos da empregabilidade em Campos. De janeiro a dezembro de 2011 foram intermediados pelo órgão a contratação de 5.039 pessoas no mercado de trabalho formal, totalizando, em três anos, 8.655 postos de trabalho preenchidos por jovens e adultos que buscavam o primeiro emprego, estavam desempregados ou atuavam na informalidade e aguardavam oportunidades abertas pelas empresas cadastradas no Balcão.
Os profissionais foram inseridos em vagas abertas em diferentes setores da economia e contribuíram para o município ser o campeão na geração de empregos formais no interior do Estado do Rio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com observações do presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, as novas vagas em Campos estão sendo geradas cada vez mais em diferentes segmentos, o que evidencia o fortalecimento da economia. Somente o setor de serviços desponta com a geração de mais de três mil empregos por ano. Ranulfo revela, por exemplo, que no setor de serviços há uma gama de segmentos gerando empregos, devido ao crescimento das demandas, que decorrem em função da melhoria da renda das famílias.
Ele cita como exemplo os segmentos da saúde (privada); beleza; e das novas tecnologias, como TV a cabo, Internet banda larga, dentre outros do setor de serviços, que estão gerando empregos de forma expressiva em Campos. "Os investimentos privados e públicos chegam na frente, e isso gera renda e salário. Na seqüência, o setor de serviços percebe os nichos e correm atrás das oportunidades", observou.
- Além do início das obras de construção do Complexo Logístico e Naval Farol/Barra do Furado, na divisa com o município de Quissamã, teremos incremento no setor de energia, com foco na indústria do petróleo; no campo, com incremento no plantio de cana e no setor de serviços, que apresenta crescimento, na medida que aumenta o numero de empresas que se instalam na região. As perspectivas em Campos são boas no setor sucroalcooleiro, mediante a cotação nacional positiva do açúcar e do álcool, duas comoddities importantes na economia nacional e internacional. A construção civil vai contratar mais com o avanço das obras no Complexo na Barra do Furado, o comércio ao longo do ano gera mais empregos e o setor de serviços recebe o reflexo disso e gerará novas vagas - avalia Ranulfo Vidigal.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 17:59:54 Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
- 03/05/2025 15:51:09 Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Refeições do Restaurante do Povo na Praça da República a partir de segunda
0305 15h51Transporte Universitário: recadastramento prorrogado até quarta-feira
0305 09h49Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18