Notícia no detalhe
Rosinha participa com presidenta Dilma de solenidade no Açu
A prefeita Rosinha Garotinho, acompanhada dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, a convite do Cerimonial da Presidência da República, participou na tarde e noite desta quinta-feira (27) no Superporto do Açu da solenidade de celebração do início da produção comercial de petróleo da OGX, no campo petrolífero de Wimea, na Bacia de Campos. A prefeita Rosinha e os parlamentares assistiram à celebração do acordo entre empresários da LLX e a Vale para construção da Ferrovia que ligará Campos, o Porto do Açu, o Complexo Logístico e Industrial Farol Barra do Furado e o Porto de Praia Formosa, no Rio, e de Santos à Ferrovia Intercontinental da MRS, que faz ligação com o Mercosul.
A presidenta Dilma demonstrou ter ficado impressionada com o gigantismo do Complexo Portuário do Açu e, ao cumprimentar as autoridades, nominou a prefeita Rosinha, os deputados Garotinho e Paulo Feijó e a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, para representar as demais autoridades. O empresário Eike Batista, ao citar as autoridades que contribuíram para a realização do empreendimento, nominou o então governador Garotinho e a então governadora Rosinha, que tiveram participação na instalação do empreendimento. Ele adiantou que, a partir de 2013, serão gerados 12 mil postos de trabalho, alcançando 50 mil empregos no Complexo.
O deputado Garotinho foi mencionado entre autoridades como mentor do Porto Off Shore quando governador do Estado do Rio, em 1999. Na ocasião, por decreto, tornou a área de 90 milhões de metros quadrados da massa falida Usina Baixa Grande, como área de interesse industrial, culminando com o lançamento da pedra fundamental em 2006, a partir do advento da Lei Rosinha, que concede incentivos fiscais com a redução da alíquota do ICMS, de 19% para 2%, com o propósito de promover a atração de empreendimentos estruturantes para gerar emprego, renda, e o conseqüente desenvolvimento.
A solenidade, que tem importância histórica por ser relevante para o desenvolvimento econômico e social da região Norte do Estado do Rio, foi prestigiada por um número reduzido de autoridades da região e contou com as presenças do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; do ministro dos Portos, José Leônidas Cristino; da minstra chefe de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral; do secretário de Transportes do Estado, Julio Lopes e de investidores coreanos, inclusive da Hyundai, parceiros da OSX na construção da UCN (Unidade de Construção Naval) que foram ciceroneados pelo megaempresário Eike Batista, dono da OGX, que ressaltou a importância das parcerias, com grupos empresariais nacionais e estrangeiros, com prefeituras da região, com o governo do estado e com a união.
No seu pronunciamento, a presidenta Dilma ressaltou a importância das parcerias entre os governos e a iniciativa privada, “desde que comprometidas com o desenvolvimento do Brasil”. Durante entrevista, a prefeita Rosinha, também, falou sobre a importância deste empreendimento. "Me sinto feliz por ver tornar realidade um empreendimento em que acreditei em 2006 e procurei agilizar o lançamento da pedra fundamental por saber da importância do empreendimento para gerar empregos e renda para a região”, disse a prefeita.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
- 25/05/2026 19:28:26 Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
- 25/05/2026 19:17:11 GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
- 25/05/2026 18:26:51 Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
- 25/05/2026 18:08:42 Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
2505 19h28Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae abrem a Semana do MEI 2026
2505 19h17GCM aborda motociclista pilotando de forma irregular e conduz a 146º DP
2505 18h26Mutirão de limpeza no Canal Rio Branco vai melhorar drenagem em bairros de Guarus
2505 18h08Escola do Consumidor em escola de Ururaí nesta terça-feira pelo Prefeitura em Ação
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















