Notícia no detalhe
Atualização em acidentes com animais peçonhentos
Profissionais da área da Saúde de Campos e região participaram nesta quarta-feira (18), do Curso de Atualização para Acidentes com Animais Peçonhentos, ministrado por especialistas. A capacitação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através de parceria da Coordenação de Educação e Saúde e da Superintendência de Saúde Coletiva, contou com a participação dos especialistas Claudio Maurício de Souza, biólogo chefe do Serpentário do Instituto Vital Brazil (IVB); Cláudio Machado, biólogo chefe do Aracnário do IVB; Tânia Motta, médica sanitarista, gerente dos Fatores de Risco Biológico da Coordenação de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (CVAST); e Ana Cláudia Moraes, chefe do Centro de Intoxicações da UFF.
Conforme a gerente de Riscos Biológicos da CVAST, Campos recebeu o primeiro curso da Secretaria Estadual de Saúde dentro do projeto de capacitação em reconhecimento de acidentes envolvendo animais peçonhentos, como picada de cobras, aracnídeos, escorpiões, lagartas e abelhas. Já o chefe do Serpentário do Vital Brasil frisou que, no estado do Rio, há todos os tipos de animais peçonhentos perigosos que existem no país e que o controle desses animais, a exemplo do que feito com relação à dengue, depende em grande parte de tornar o ambiente inóspito para eles.
- Muitos, equivocadamente, acham que acidentes biológicos com animais peçonhentos sejam esporádicos, mas, na verdade, são bastante comuns. Esse tipo de acidente pode levar a complicações e até à morte, razão pela qual é importante treinar esses profissionais para o reconhecimento do animal e para o direcionamento do paciente, a fim de que ele receba o tratamento adequado - disse Cláudio Maurício.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, também falou sobre o assunto: “A intenção é criar pólos em Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana para atender toda a região. Em cada município haveria dois núcleos: um para identificação do animal e outro para atendimento ao paciente. Aqui, temos um núcleo de atendimento referência, no Hospital Ferreira Machado. Mas com pólos de telemedicina, será mais fácil identificar os sinais e sintomas do acidente, quando o paciente não apresenta o animal que o picou ou não sabe identificá-lo, possibilitando um diagnóstico rápido”, explicou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/07/2025 18:06:09 Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
- 18/07/2025 17:48:37 Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
- 18/07/2025 16:55:01 Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
- 18/07/2025 16:22:07 Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
- 18/07/2025 16:19:27 Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
Posto da Anvisa é inaugurado em Campos e reforça vigilância sanitária na região
1807 17h48Bailão Julino animou os frequentadores do Clube da Terceira Idade nesta sexta-feira
1807 16h55Etapa municipal da Conferência de Políticas para Mulheres no dia 31 e 1º de agosto
1807 16h22Gestão de Pessoas em cooperação técnica com a FMIJ para aprimorar rotinas de RH
1807 16h19Prefeitura de Campos nos preparativos para a ExpoAgro
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda