Notícia no detalhe
Saúde orienta usuários sobre medicamentos de baixa validade
A Secretaria de Saúde está alertando os usuários da Farmácia Municipal quanto aos medicamentos de baixa validade (termo técnico para remédios com validade próxima do vencimento). Por lei, medicamentos dentro da validade de consumo não podem deixar de ser entregues, mas o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) tem verificado que vários usuários retiram medicamentos da Farmácia e não seguem a orientação médica quanto à posologia (quantidade diária do remédio a ser consumida).
- Muitas vezes verificamos que a prescrição é para o paciente usar o medicamento por um período específico, tantas vezes por dia, e ele acaba não tomando a quantidade ou a dosagem prescrita, ficando com o remédio além do prazo indicado para o uso e já com a validade vencida - explica a coordenadora do DAF, Bruna Araújo.
Conforme a coordenadora, em cada receita vem a indicação do medicamento, com a posologia e o tempo em que o remédio deve ser usado. “Por exemplo, o médico prescreve três comprimidos de Codex diariamente, por um mês. O usuário apresenta a receita e recebe sete caixas de Codex, pois cada caixa vem com 12 comprimidos. Quando o paciente retirou o medicamento da farmácia, ele tinha mais três meses de validade. Aí, o paciente, ao invés de tomar três comprimidos/dia, toma um ou não toma o remédio todos os dias. Vai expirar o prazo de validade e o paciente vai ter em casa um medicamento vencido”, explica.
Para que não aconteçam mais casos como o exemplificado, todo medicamento de baixa validade receberá carimbo, com orientação do farmacêutico do Departamento, dando ciência ao usuário do prazo em que o medicamento deve ser consumido.
- A orientação da Secretaria de Saúde, em conformidade com a orientação do próprio Ministério da Saúde, é que todos os usuários que estejam com medicamentos vencidos devolvam o produto em qualquer farmácia. Também as equipes do Departamento de Assistência Farmacêutica, que funciona na sede da secretaria, estão à disposição dos usuários que tiverem qualquer dúvida sobre o assunto - destaca a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica.
Farmácia Municipal – A Secretaria de Saúde ampliou de 136 itens (em 2008) para 339, a quantidade de medicamentos disponibilizados pelo município à população. Dos 339 itens da Farmácia Municipal, 238 são medicamentos da Farmácia Básica (incluindo os controlados) e 101 são medicamentos sujeitos a processos administrativos.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional