Notícia no detalhe
Usina de Reciclagem Codin processará 120 mil quilos
A usina de reciclagem e compostagem de lixo que será inaugurada no distrito industrial da Codin, em Guarus, vai processar cerca de 120 mil quilos de lixo por dia, do total de cerca de 450 mil quilos, que é o total de lixo recolhido diariamente em Campos. De acordo com informações do secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, o galpão da usina tem cobertura de 2.500 metros quadrados.
Os equipamentos para operar a usina foram adquiridos pela concessionária Vital Engenharia Ambiental, que realiza o serviço de limpeza pública na cidade e nos distritos e localidades do interior. A previsão é que a usina entre em operação em maio, quando também será desativado o aterro sanitário da Codin, ocasião que, ao mesmo tempo, estará entrando em funcionamento o aterro sanitário controlado no distrito de Conselheiro Josino.
- A usina de reciclagem e o aterro sanitário do município vão levar Campos a dar um salto de qualidade nas questões social e ambiental, conforme é determinação da Prefeita Rosinha Garotinho - ressaltou Zacarias de Albuquerque.
Ganho ambiental e social - Zacarias destaca o ganho social e ambiental para o município. "A usina de reciclagem da Codin e o aterro sanitário fazem parte de uma operação casada. Por isso, entrarão em funcionamento no mesmo período. Será um grande ganho ambiental e social porque, através da usina, estaremos oferecendo trabalho mais digno a estes catadores. Com o aterro sanitário construído dentro das normas de engenharia ambiental, o município dará um salto de qualidade”, ressalta o secretário de Serviços Públicos.
Zacarias afirma que só em equipamentos, a concessionária investiu cerca de R$ 400 mil. O empreendimento inclui dois fossos de armazenamento, quatro prensas, uma balança de até 200 quilos e três esteiras elétricas. "No local terá, também, a parte administrativa, composta de vestiário e banheiro", informa o secretário.
A usina vai processar mais de 100 toneladas de lixo por dia, o que representa 33% das 300 toneladas produzidas diariamente no município. Para o funcionamento da usina, serão preenchidas 90 vagas de trabalho por moradores da comunidade que hoje atuam como catadores de lixo e trabalham em condições.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa