Notícia no detalhe
Saúde vai ampliar assistência à população
Gestores da Saúde de Campos se reuniram na tarde desta terça-feira (3), para anunciar ações para ampliação e melhoria da assistência à população. A reunião aconteceu no Hospital Geral de Guarus (HGG), com a participação do secretário de Saúde, Geraldo Venâncio; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sebastião Campista; e os diretores do HGG, José Manuel Moreira, e do Hospital Ferreira Machado (HFM), Ricardo Madeira.
Entre as ações, foram destacadas a implantação de Câmaras Técnicas Temáticas da Saúde, a criação do Serviço de Verificação de Óbitos e do Serviço de Telemedicina, com uma central prevista para o HFM; reestruturação e ampliação das unidades pré-hospitalares de Ururaí e Travessão; entrega de mais oito leitos de CTI no HGG; e estudos para a agilização dos distritos sanitários, que estão previstos no programa de governo da Prefeita Rosinha Garotinho.
- Serão seis ou oito câmaras técnicas, para áreas como Saúde da Mulher, Doença Cérebro-Vascular Aguda, Saúde Preventiva, Ensino Superior e Sistema de Saúde Pública, entre outras. Os pareceres destas câmaras, inclusive com propostas, serão submetidos à apreciação do Conselho Municipal de Saúde. O objetivo é buscar soluções e aperfeiçoar a assistência na área-tema de cada câmara- disse Geraldo Venâncio, acrescentando que as câmaras terão caráter consultivo e serão formadas por pessoas da sociedade civil.
O secretário anunciou a criação, dentro dos próximos seis meses, do Serviço de Verificação de Óbitos, no Hospital Escola Álvaro Alvim, para atender Campos e a Região Norte Fluminense. “Já há uma pré-autorização para o SVO no Álvaro Alvim, com financiamento de aproximadamente R$ 250 mil em recursos federais, estaduais e municipais, liberados via Fundo Municipal de Saúde.
- É uma ferramenta para verificar óbitos de causas desconhecidas, de natureza clínica, pois os óbitos por causas violentas já são da atribuição do Instituto Médico Legal (IML). É um serviço importante tanto do ponto de vista epidemiológico como legal. Por exemplo, se uma pessoa morre em casa e não há como especificar a morte, ocorre um constrangimento do familiar quando vai registrar esse óbito, tendo de levar testemunhas. Já do ponto de vista da ciência, essa verificação nos permite obter indicadores de doenças, para desencadear ações de prevenção e protocolos de atendimento - informa o secretário de Saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa