Notícia no detalhe
Dia de Luta contra a Tuberculose: Saúde orienta a população
Neste sábado (24), Dia Internacional de Luta contra a Tuberculose, equipes da Secretaria de Saúde de Campos vão estar na Praça São Salvador, das 8h30 às 14h, realizando uma ação para marcar a data e orientar a população quanto aos cuidados, sintomas e tratamento da doença. A informação é da coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Simone Fagundes.
A médica acompanhará a ação com enfermeiros, técnicos e assistentes sociais do programa, que vão distribuir folhetos e explicar os procedimentos a serem seguidos, em caso de suspeita da doença. “Com relação à tuberculose, o mais importante é o diagnóstico precoce, que possibilita um tratamento mais eficaz, o controle e a redução da cadeia de transmissão”, destaca.
A coordenadora alerta que pessoas que estiverem com tosse (qualquer tipo de tosse) há mais de três semanas devem buscar atendimento no programa, que funciona em um prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG). “Não é preciso marcar consulta, agendar atendimento. Basta ir ao programa, que a pessoa passará por uma avaliação médica e será encaminhada para tratamento, se for o caso. Se a tosse for acompanhada de secreção, na mesma hora é colhido material para exame”, adianta Simone.
Campos é referência – O pólo do Programa de Controle da Tuberculose de Campos é referência para as regiões Norte e Noroeste do Estado. “Em Campos, temos uma incidência de 39 casos para cada 100 mil habitantes, com uma média de 200 casos por ano. Também atendemos a 22 municípios dessas regiões, nos casos em que os pacientes apresentam tolerância aos medicamentos e resistência ao tratamento”, concluiu a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional