Notícia no detalhe
Abertura do Fórum Educação Sankofa lota a Uenf
A abertura do Fórum de Educação Sankofa 2012 reuniu dezenas de pessoas nesta segunda-feira (12), às 14h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com o tema, “O Legado de Abdias Nascimento”. A abertura foi marcada por uma solenidade com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Campos dos Goytacazes. Em seguida, o palco deu espaço para apresentações artísticas, com os atores da Fundação Municipal Teatro Trianon. A realização é da Secretaria Municipal de Educação de Campos e do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro).
Na mesa de abertura estavam presentes o Secretário de Cultura de Campos, Orávio de Campos Soares, a secretária de Educação, Joilza Rangel, o reitor da universidade, Silvério Freitas e o Pró-reitor, Paulo Roberto Nagibe, entre outros. A palestrante e viúva de Abdias Nascimento, Elisa Larkin Nascimento (Ipeafro) falou das formas de expressão de Abdias, voltadas para o avanço da causa anti-racista e presenteou os convidados da mesa e inscritos no fórum, com um kit educacional Sankofa.
A secretária de Educação, Joilza Rangel, falou sobre a importância do Fórum no município. “É importante que as pessoas entendam as diversidades, tanto na área educacional, como no próprio dia-a-dia, respeitando sempre um ao outro”, disse.
A pedagoga Deisimara Peixoto disse que sempre participa de fóruns e palestras voltados para a cultura negra e que já fez parte de um grupo de estudos sobre o assunto na Uenf. “O fórum é importante para as quebras de preconceitos e abrir espaço para um público diversificado”, diz.
A oficina “Matriz Africana e Ação Educativa” acontece nos dias 12 e 15 de março e a Exposição “Brasil África, o Legado de Abdias Nascimento”, será aberta no dia 17 e vai até o dia 28 de abril, nos horários de 14h às 18h, segundo a coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural da Educação, Jane Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 31/03/2026 19:20:26 Ação de Páscoa leva alegria as crianças nas unidades da FMS
- 31/03/2026 18:40:37 Palácio da Cultura com com arte e acolhimento voltados ao protagonismo feminino
- 31/03/2026 16:51:10 Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE
- 31/03/2026 15:48:07 Educação faz 6ª convocação de 104 cuidadores para educação especial inclusiva
- 31/03/2026 12:54:13 Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira
Palácio da Cultura com com arte e acolhimento voltados ao protagonismo feminino
3103 19h20Ação de Páscoa leva alegria as crianças nas unidades da FMS
3103 16h51Regularização de RPA’s inicia com edital da Educação em cumprimento ao TAG do TCE
3103 15h48Educação faz 6ª convocação de 104 cuidadores para educação especial inclusiva
3103 12h54Prefeitura decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira
Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
2Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações




















