Notícia no detalhe
Concurso PACS-PSF: apresentação até dia 16
Para atender à convocação do concurso PACS-PSF, os aprovados devem se apresentar até o dia 16 deste mês. Conforme definido no Art. 13, Parágrafo 1º, da Lei 5.247/91, a Prefeitura de Campos dará posse aos concursados em 30 dias, a contar da publicação do ato de provimentos, mas o prazo pode ser prorrogado por igual período, a pedido do interessado.
O concurso PACS/PSF foi realizado em 2008, com 793 vagas para os dois programas, distribuídas para os cargos de agente comunitário de saúde (ACS), auxiliar de consultório dentário, técnico de farmácia, técnico de higiene dental, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, assistente social, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e médicos).
O resultado do concurso, no entanto, foi acautelado em cartório pela Justiça Federal, devido à ação do Ministério Público Federal, que alegou uso indevido de recursos do Ministério da Saúde, direcionados ao Programa Saúde da Família. Naquele ano, o PSF havia sido suspenso e os 56 pólos fechados por determinação judicial. Com o fechamento, os pólos (43 deles funcionando em imóveis alugados pela gestão municipal) foram abandonados e depredados, e materiais e equipamentos, inclusive arquivos dos usuários, saqueados.
Assim que assumiu o Executivo Municipal, em 2009, a prefeita Rosinha Garotinho buscou junto ao governo federal, soluções para o PSF. Em novembro de 2010, o resultado final do concurso foi homologado e, em março seguinte, as convocações foram iniciadas.
Para o PACS, foram convocados nove enfermeiros e 121 agentes comunitários de saúde. Destes, três enfermeiros não tomaram posse e 26 ACSs ou desistiram ou estão em processos judiciais, para verificação de comprovação de local de domicílio ou outros critérios exigidos no edital do concurso. Os profissionais que tomaram posse ano passado já atuam, referenciando as famílias de 34 localidades, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas. Com a atual convocação, as desistências serão supridas e o PACS será estendido para outras 25 localidades, totalizando 59.
Já para o PSF foram convocados 37 aprovados para os pólos Aldeia e Pernambuca, mas apenas 20 tomaram posse. Doze deles são agentes comunitários de saúde. Oito médicos foram convocados desde de março do ano passado, mas todos desistiram. Agora, outros três médicos estão sendo convocados.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















