Notícia no detalhe
Curso Livre de Teatro abre inscrições dia 12
A coordenação do Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima abrirá, no próximo dia 12, as inscrições para interessados em participar do curso que é oferecido gratuitamente por aquela instituição no decorrer deste ano. As cerca de 60 vagas deverão ser preenchidas com alunos cuja idade mínima seja de 14 anos, formando assim, a quarta turma do curso, cujas aulas deverão ser iniciadas em abril próximo. Para as inscrições, a ficha deverá constar de cópias da Identidade, CPF, Comprovante de Residência e no caso dos alunos menores, a presença do pai/mãe ou responsável é necessária para confirmação de inscrição.
O Curso Livre de Teatro, criado em 2009 na gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, será destinado somente a alunos iniciantes, sendo que os que já estão engajados na proposta teatral desde o início, irão contribuir com as aulas a serem ministradas em três dias da semana – 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras – como auxiliares e multiplicadores de experiências pelo conhecimento que agregaram durante as edições anteriores. Para os novos, o processo de aprendizagem comporá num espaço de três horas diárias, aulas de desinibição, expressão corporal, interpretação em grupo, construção de personagens, improviso, jogos teatrais, interpretação de textos de teatro, jogos de improvisação, musicalização, dentre outras atividades.
- O nosso curso começou lá em 209, no início do Governo Rosinha Garotinho. Ele tem hoje, um desdobramento para a sociedade e também se constitui importante no contexto familiar, onde são citadas uma melhora de relacionamento interpessoal dos que estão aqui nas aulas, atestou a também atriz e diretora de teatro, Maria Helena Gomes da Silva, que juntamente com as outras duas professoras e atrizes – Neusimar da Hora e Fernanda Campos,manterão as aulas até dezembro.
Bertold Brecht – No ano passado, por exemplo, os participantes do Curso Livre de Teatro tiveram a chance de se inteirarem e percorrerem o mundo do Teatro do Absurdo,que nasceu do surrealismo e teve como base de composição,dramas existenciais. Este ano, além do suporte técnico entre a classe a ser formada para 2012, os cerca de 20 alunos remanescentes terão estudos voltados para um ouro perfil – o do escritor e diretor de teatro alemão Bertold Brecht – considerado um dos três grandes do teatro do século XX e que ao seu ver, a dramaturgia pode ser feita de duas formas: com e sem a quarta parede.
- Vamos mexer com a linguagem onde eles (os alunos) vão eliminar a quarta parede, ou seja, entrarão mais no universo do público, não ficarão fechados naquele espaço somente do palco, disse Maria Helena . Leninha ainda confirma que os alunos antigos terão atividades paralelas. Enquanto os aprendizes terão suas primeiras noções, os experientes terão um espaço no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, para se reunirem e realizarem leituras de textos e escolha de espetáculos, além de outras ações.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
- 01/05/2026 09:00:33 MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
- 01/05/2026 08:33:45 Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
- 01/05/2026 08:07:47 Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
0105 09h00MEIs celebram Dia do Trabalho com vida nova
0105 08h33Cerimônia marca o aniversário de 62 anos da Apoe
0105 08h07Dia do Trabalhador: Na GCM, desafios se transformam em conquistas
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















