Notícia no detalhe
Empresas da construção civil vão gerenciar resíduos sólidos
Todas as empresas do ramo da construção civil que solicitarem declaração de coleta de lixo na Secretaria Municipal de Serviços Públicos, alvará na Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo ou licença ambiental ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deverão elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). A informação foi dada pelo secretário de Serviços Públicos, Zacarias Albuquerque, durante reunião de trabalho nesta terça-feira (28), na sede da secretaria.
O PGRS visa minimizar a geração de resíduos na fonte, adequar à segregação na origem, controlar e reduzir os riscos ao meio ambiente e assegurar o correto manuseio e disposição final, conforme a Lei Federal de Resíduos Sólidos 12.305/2010. “O plano permitirá à secretaria saber a quantidade de resíduos sólidos que cada empresa está gerando e para onde está indo todo o material”, explicou Zacarias.
Ele disse ainda que o cumprimento do PGRS será acompanhado por fiscais da secretaria. “Caso verifiquem o descumprimento do plano, a empresa poderá sofrer as sanções contidas na Lei Municipal de Resíduos Sólidos 8.232/2011”, ressaltou o secretário. Zacarias esclarece também que o órgão poderá exigir de outras atividades isentas do PGRS, um procedimento simples, cabendo à empresa informar o controle dos resíduos sólidos.
Procedimento inicial – A empresa deverá apresentar à Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o ofício de solicitação formal (com informação do empreendimento, como, por exemplo, a quantidade de blocos e apartamento por andar, área de empreendimento), plantas do empreendimento, inscrição no CNPJ, alvará e PGRS, que é requerido na própria secretaria, devidamente preenchido.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/07/2025 15:31:23 Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
- 19/07/2025 10:19:28 Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
- 19/07/2025 09:49:02 Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
- 19/07/2025 09:15:13 Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
- 19/07/2025 08:31:47 Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Secretarias promovem ação integrada de fiscalização em Lagoa de Cima
1907 10h19Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
1907 09h15Projeto MPT na Escola vai premiar alunos com os melhores trabalhos em 2025
1907 09h49Patrulhas do Estradas do Produtor em Travessão, Rio Preto e Espirito Santinho
1907 08h31Hospital Ferreira Machado realiza mais de mil cirurgias em seis meses
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda
5Inscrições do Processo Seletivo Simplificado do Criança Feliz são prorrogadas
6Distribuição de senhas para Mutirão de Atualização do Parque Esplanada nesta segunda