Notícia no detalhe
Programa de vigilância em hipertensão e diabetes
Em Campos, dos 4 mil óbitos registrados, em média, anualmente, pelo menos mil estão diretamente relacionados a doenças cardiovasculares. Para mudar esse quadro e reforçar o trabalho de prevenção dessas doenças, a Superintendência de Saúde Coletiva vai desenvolver um programa de Vigilância em Saúde da Hipertensão e Diabetes.
A ação será desenvolvida inicialmente por profissionais do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que vão cadastrar hipertensos e diabéticos para visitas domiciliares, com aferição de pressão e acompanhamento do uso de medicamentos pelos usuários, entre outras medidas.
São 92 agentes comunitários que estarão atuando de forma integrada com enfermeiros e técnicos do Programa Municipal de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes (Hiperdia). Cadastrados no Hiperdia já contam com acompanhamento integral, desde o acesso a tratamento médico, psicológico e nutricional até o cirúrgico e medicação disponibilizada pela Secretaria de Saúde.
- O objetivo é, a partir do cadastro de pacientes do Hiperdia, conseguirmos mapear outras pessoas que portam essas doenças, para que elas também sejam tratadas e acompanhadas. Essa vigilância é fundamental, porque a hipertensão e o diabetes são doenças que levam a complicações e que, associadas a outras, avançam para comobidades - diz o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury.
Medicamentos em casa – O superintendente acrescenta que a meta da Secretaria de Saúde é, numa segunda fase da Vigilância em Saúde da Hipertensão e Diabetes, entregar o medicamento na casa dos usuários: “Essa vigilância segue algumas etapas, começando pelo mapeamento de hipertensos e diabéticos, para sabermos, por exemplo, quantos são os portadores dessas doenças numa determinada rua, bairro. Mapeados, temos de agilizar a adesão deles ao tratamento e acompanhá-los, de forma a verificar se estão tomando a medicação regularmente, aferir a pressão arterial, os hábitos alimentares, etc, até a dispensação do medicamento, que receberão em casa”, conclui Charbell.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa