Notícia no detalhe
Agricultura inicia silagem de milho para pequenos produtores
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca iniciou o trabalho de silagem do milho numa propriedade rural de Vila Nova, que funciona como unidade demonstrativa para pequenos produtores que estão interessados em assegurar a ração para o rebanho com menor custo quando chegar o período de estiagem. “A iniciativa, realizada pelo poder público, é pioneira em Campos. Essa iniciativa minimiza os custos da produção, ao mesmo tempo, que proporciona ao produtor um maior lucro na sua atividade leiteira", informa Eduardo Crespo.
O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, informa que a silagem está sendo feita a partir da colheita do milho (pés com folhas, caule, pendão e espigas). Ele destaca que o milho colhido, agora, para fazer a silagem foi plantado em outubro e novembro pelos pequenos produtores, com apoio do Programa Campos Produz. Para o plantio, os produtores receberam sementes e máquinas para o plantio, com o apoio da prefeitura.
Eduardo explica, ainda, que a silagem que está sendo realizada consiste numa técnica nova, que utiliza máquinas de alta tecnologia para trituração, compactação e fermentação do milho, que será utilizado como ração de alto teor nutritivo por até seis meses, assegurando assim a saúde dos animais e a produtividade e qualidade do leite, durante o período de deficiência nas pastagens.
Como fazer a silagem - A máquina corta e tritura os pés de milho e deposita, diretamente, na carreta que ela vai rebocando. "O material é levado para uma área da propriedade, previamente preparada, para receber os pés de milho triturado. O local é preparado com a forragem de palha ou mato seco, ou uma lona, para evitar o contato com o solo”.
- Todo o milho triturado é espalhado sobre esta forração até ficar no formato de um colchão, de forma compactada pelo trator ou outro veículo, de forma a eliminar o ar. Depois, forra-se com outra lona e deve-se pressionar esta cobertura para que não fique bolsas de ar sob a lona. Nas bordas da lona, coloca-se terra, de forma que o material fique vedado, para que a fermentação do material triturado não tenha a presença de fungos que possa vir a prejudicar a qualidade da silagem. Desta forma, no período em que as pastagens ficam secas, o gado terá alimento nutritivo, que assegura a saúde dos bovinos e a boa produtividade do leite, com qualidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/05/2025 15:07:07 Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
- 10/05/2025 13:36:33 PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
- 10/05/2025 13:02:18 Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
- 10/05/2025 12:31:53 Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
- 10/05/2025 10:23:37 3º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1005 13h02Prefeito Wladimir Garotinho visita obra do prédio do Arquivo Público Municipal
1005 13h36PSE realiza ações especiais pelo Dia das Mães com oferta de serviços
1005 12h31Coral “Cantando a Vida” emociona com homenagem ao Dia das Mães no HFM
1005 10h233º Festival Comida de Boteco prossegue até dia 16
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
6Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore