Notícia no detalhe
Casa da Cidadania e Centro Pop atendendo com diferentes ações
Além de desenvolver trabalhos de ação de recolhimento de moradores em situação de rua, a maioria viciados em bebidas alcoólicas e outras drogas, além de viabilização de passagem para usuários retornarem à cidade de origem. Estas são algumas das ações da Casa da Cidadania e do Centro Pop, vinculados à Secretaria da Família e Assistência Social, que também está viabilizando a retirada de documentos de pessoas em situação de rua. A Casa da Cidadania e o Centro Pop funcionam na Rua Tenente Coronel Cardoso, 565, Centro.
A pessoa que não tem nenhum documento, como carteira de trabalho, certidão de nascimento, titulo de eleitor, entre outros, fica excluída de qualquer beneficio. Com essa ação de retirada de documentos, elas podem retomar sua vida social, política, serem atendidas pelos órgãos de saúde, entre outros.
- Neste mês de janeiro já foram retirados 10 diferentes tipos de documentos destes usuários. A idéia é oferecer cidadania à população de rua para que toda pessoa possa ser cidadão de direito. Esse trabalho é desenvolvido somente para morador de rua - afirmou o coordenador da Casa da Cidadania, Evaldo Malaquias.
De acordo com a coordenadora técnica do Centro Pop, Jaqueline Nogueira, muitos ex-moradores em situação de rua já foram colocados no mercado de trabalho. E, ainda, muitos usuários já estão trabalhando nas áreas de construção civil, comércio e outras áreas.
O Centro Pop está, ainda, desenvolvendo junto com o Departamento do Idoso, parceria no sentido de oferecer aos usuários da Casa da Cidadania, atendimento odontológico, fisioterapia e hidroginástica. Alem disso os usuários também estão sendo inseridos na área de saúde com atendimentos de consultas, internações e exames.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Anne Caroline Cardoso, os trabalhos realizados com moradores em situação de rua têm o objetivo de efetuar serviços sócioassistencial para recuperar as condições de violação de direito. “Isso, desde acolhimento de cada caso, visamos a reinserção social e familiar”, finalizou a diretora.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















