Notícia no detalhe
Cavalhada e Mana Chica: patrimônios imateriais da cidade
A Cavalhada de Santo Amaro e a Mana Chica do Caboio, importantes instâncias culturais de Campos, são patrimônios de grande expressão histórica, devidamente registradas no Livro de Tombos “online”, conforme publicação da resolução de 27 de dezembro de 2011, do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), Orávio de Campos, que também é secretário de Cultura.
- Junto com estas manifestações foram registradas também, como patrimônio imaterial, outras peças de raiz, como o Jongo, Bois Pintadinhos, Quadrilha da Roça, Folias de Reis, Lenda do Ururau da Lapa, Samba de Terreiro e o doce chuvisco, como parte do projeto de preservação e valorização da cultura da cidade, tão rica em tradições oriundas do ciclo do açúcar – ressalta Orávio.
Na lista constam ainda, entidades promotoras de cultura, como as Academias Campista de Letras e Pedralva Letras e Artes, todas as sociedades musicais, as Lojas Maçônicas, Núcleo de Artes e Cultura, Orfeão de Santa Cecília, Boa Noite Amor, Clube do Choro e Cia, Centro Cultura Musical de Campos e Associação Regional de Teatro (ARTA).
- Das escolas de samba, apenas duas foram listadas: A União da Esperança, de Custodópolis, e a Mocidade Louca, do Bairro do Morrinho, além do Jongo de Noinha, por suas características de raiz, oriundas das relações sócio-religiosas afro-brasileiras – destaca o presidente do Coppam. Segundo ele, o inventário vai indicar outras manifestações e entidades igualmente importantes.
Sobre o caso específico da Cavalhada, Orávio ressalta que, apesar da universalidade da manifestação, cabe ao Município o registro como patrimônio histórico, o mesmo acontecendo com a Mana Chica, registrada no livro “Planície do Solar e da Senzala”, de Alberto Lamego; e no Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo.
Outro ato do Coppam foi o registro do patrimônio material da cidade, representado pelas suas estátuas, bustos, monumentos, placas comemorativas e efígies. “E, para cumprir o que estabelece o Plano Diretor, estão sendo inventariados os prédios do centro histórico, também para serem tombados, já que alguns são apenas protegidos pela legislação em vigor”, informa o presidente do Coppam.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
- 16/05/2025 15:57:42 Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
- 16/05/2025 15:24:29 Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
- 16/05/2025 14:52:20 Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
1605 15h57Confira o resultado preliminar do Processo Seletivo para contratação de cuidadores
1605 15h24Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025
1605 14h52Curso de Operador de Máquinas Pesadas lota auditório da UENF
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa