Notícia no detalhe
Prefeitura abre caminho para assentados fornecerem seus produtos
Uma equipe técnica multidisciplinar da Prefeitura de Campos, em parceria com a Emater, iniciou nesta quinta-feira (15) um trabalho de campo, no contato direto com as famílias de agricultores do Núcleos do Assentamento Zumbi dos Palmares, já cadastradas no Programa Merenda Escolar. De acordo com a Lei federal 11.947/2009, que regulamenta a aquisição da merenda, fica assegurado aos fornecedores locais, uma reserva de 30% de todo volume a ser adquirido.
O trabalho visa levantar as necessidades nos assentamentos e apoiar os pequenos produtores para viabilizar a produção de olerículas (quiabo, aipim, tomate, pimentão, milho verde, aipim, etc) e frutíferas (banana, goiaba, acerola, laranja e sucos) para fornecer às escolas da rede municipal de ensino. Integram as equipes técnicos da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Família e Assistência Social, e da Emater-RJ, que participa na orientação técnica para implementação da produção com qualidade, essencial para participar do programa Merenda Escolar.
A primeira reunião entre os técnicos da Prefeitura e da Emater, foi realizada com assentados do Núcleo I do Assentamento Zumbi dos Palmares e seguiremos com as visitas técnicas nos demais núcleos, estendendo o atendimento também aos produtores da região de Lagoa do Campelo.
De acordo com o secretário Frederico Paes, os produtores dos assentamentos que tiverem áreas alagadiças, como ocorre nos distritos de Vila Nova, Conselheiro Josino, Morro do Corro e Santa Maria, vão receber apoio técnico para introduzir a produção de arroz para a merenda escolar.
A nossa meta é a de dar assistência técnica, ajudar na organização e no planejamento dos assentados e do pequeno produtor. Estamos preparando uma nova frota de maquinário agrícola, e também em parceria com a Emater, estaremos disponibilizando sementes de qualidade para que a produção de alimento atinja o padrão exigido para fornecer para as escolas. Para participar do programa, uma das exigências é a Associação dos Produtores ter o Idapi, em dia. É que de acordo com a Lei Federal 11.947/2009 para fornecer para a Merenda Escolar, a entidade representativa dos fornecedores precisa ter o talão para emitir a nota, dentro da legislação", detalhou o secretário de Agricultura, Frederico Paes.
Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Núcleo 1 do Assentamento Zumbi dos Palmares, a iniciativa é da Prefeitura é válida porque cria oportunidade de geração de renda para os produtores rurais do assentamento, e justifica:
Quando a gente tem um cliente que não tripudia com o preço, que vai querer comprar a produção o ano todo, a gente até se anima. Ainda mais se for dado o apoio que precisamos, com trator, arado, grade, água e sementes de qualidade, para poder contar uma uma colheita boa, de qualidade. Outra boa idéia é fornecer para as escolas próximas dos assentamentos, para que possamos ter condições fazer a entrega. A Associação tem CNPJ e está com toda documentação em dia e creio que todos vão sair ganhando - avalia Vilma Motta.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/05/2025 16:31:29 DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
- 11/05/2025 14:59:53 Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
- 11/05/2025 10:04:21 Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
- 11/05/2025 09:54:30 Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
- 11/05/2025 08:44:46 “Tardizinha Gospel” promete levar muito louvor e adoração ao Cais da Lapa em junho
DIA D de vacinação contra a gripe mobiliza mais de 5 mil pessoas em Campos
1105 10h04Maio Laranja: FortaleSer realiza panfletagem no Centro contra abuso infantil
1105 09h54Semana Nacional sobre Alergia Alimentar: mais informação para tratamento adequado
1005 15h07Escola de Aprendizagem Inclusiva comemora Dia das Mães com ampla programação
1105 14h59Educação lança Programa Rede de Talentos para identificar novos líderes na rede
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
3Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
4Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
5Concluída segunda etapa de vagas remanescentes offshore
6Educação faz 3ª convocação do Processo Seletivo para professor substituto