Notícia no detalhe
Procon fecha o ano com balanço positivo
O ano de 2011 foi positivo para a Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) pelo alto índice de resoluções que trouxe para o consumidor campista, além de uma série de conquistas, como o fortalecimento de diversas leis que não eram plenamente exercidas pelo desconhecimento e a falta de informação da comunidade. A informação é da secretária Rosangela Tavares.
- Duas importantes leis, as 2.519/96 e 3.364/00 foram fiscalizadas e cumpridas no município. A primeira garante o direito dos consumidores campistas menores de 21 anos, e a outra, assegura aos estudantes o desconto de 50% em eventos culturais, artísticos e esportivos – ressalta a secretária.
Também a Lei 3.669/01, que garante a entrega de produtos com a data marcada, foi bastante acionada, durante todo o ano e muitos consumidores que sofriam com a demora na entrega da mercadoria conseguiram resolver o problema, a partir da intervenção do Procon. “Outra atuação importante foi relativa ao trabalho de conscientização com relação à dengue, já que uma parte dos consumidores tapava as caixas d'água de maneira errada, justamente porque não podia exercer o direito de comprar apenas as tampas”, destaca Rosangela.
O Procon buscou informar e aplicar a Lei 5.244/08, que determina a obrigatoriedade da venda de tampas de caixa d’água separadamente e com isso, ajudou a evitar a proliferação da doença. Segundo a secretária, o trabalho de educação e pesquisa realizado durante todo o ano contribuiu bastante para diminuir o índice de endividamento e melhorou a postura do consumidor, tornando-o mais consciente.
- O fortalecimento da lei que garante a prioridade de atendimento aos idosos, gestantes e deficientes nos bancos e supermercados foi amplamente divulgado e cobrado. A elaboração e a divulgação das pesquisas de preços mensais da cesta básica contribuíram para inibir aumentos dos produtos, possibilitando uma saudável concorrência - destaca.
Em relação às greves dos vigilantes e dos Correios, que aconteceram por períodos mais prolongados, o Procon também teve posição em defesa dos campistas, recorrendo à Justiça e tendo garantido o direito do consumidor de não pagar juros e multas por atraso. A secretária de Defesa do Consumidor destaca que mesmo com as grandes conquistas em 2011, para o próximo ano a expectativa é ainda melhor.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles