Notícia no detalhe
Melhorias na saúde são destacadas
As melhorias implementadas pela Prefeita Rosinha Garotinho na Saúde foram reconhecidas pelos vereadores que participaram da prestação de contas na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (19). Na ocasião, o secretário Paulo Hirano aproveitou para esclarecer dúvidas dos vereadores quanto a alguns serviços. “Parabenizamos o secretário por vir aqui apresentar as contas e reconhecemos os avanços destacados, pois sabemos da importância dessas informações para a população. Mas não podemos deixar de fazer algumas indagações, que não devem ser vistas como crítica apenas pela crítica”, disse a vereadora Odisséia Carvalho.
Entre os questionamentos, o secretário esclareceu sobre a questão do uso de um software específico pela Saúde, que não o disponibilizado pelo governo federal: “O software do Ministério da Saúde não contempla nem 10% das ações realizadas em Campos. Não se trata apenas de um dispositivo, mas de recursos que possibilitaram a informatização de toda a rede de assistência, a compra de mais de 400 máquinas colocadas nas UBSs, nos hospitais, nos centros de referência; na capacitação de pessoal para lidar com o sistema que nos permite a marcação de consultas e exames, a regulação dos serviços. É um sistema cuja implantação não se deu apenas em um momento, ele é contínuo e, a cada aumento de demanda de serviços, ele pode ser ampliado. O sistema é complexo – começa com a inserção de um dado em computador, como um cadastro de usuário em uma UBS, mas vai até o repasse de todos os dados para o Ministério da Saúde”.
Sobre a opção pela criação do Emergência em Casa ao invés do Samu, Hirano explicou: “O Samu faz um atendimento regional, o transporte regional de pacientes, atendendo aos moldes do Corpo de Bombeiros, na rua. Para implantar o Samu, Campos teria de ser referência para o atendimento da população de toda a região englobada pelo programa pelo programa federal, teríamos de referendar o atendimento de outras cidades aqui, no município. E isso já acontece hoje, com Campos atendendo a população de diversos municípios. Com o Emergência em Casa, atendemos especificamente a nossa população e com o socorro na casa da pessoa. Já fizemos mais de 33 mil atendimentos e, pelo 192, o programa vem salvando milhares de vidas”, falou.
Esclarecidas outras dúvidas, os vereadores se manifestaram, agradecendo os esclarecimentos e destacando diversas ações da Saúde. “Isso mostra que o governo está no caminho certo e, por isso, tem mais de 80% de aprovação”, falou Magal, destacando o fato de o governo Rosinha ter prestado contas em praça pública na última semana.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa