Notícia no detalhe
Metodologia do Inventário Turístico apresentada a empresários
A metodologia e o planejamento do Inventário Turístico de Campos foram apresentados nesta terça-feira (13), durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), aos empresários do setor de turismo. A empresa Focall realizará o projeto a ser executado a partir do próximo ano. Já em janeiro, a equipe que atuará no levantamento, pesquisa e organização das informações será treinada para logo a seguir, começar efetivamente o trabalho, que ao final, terá traçado um painel profundo sobre os múltiplos aspectos da atividade turística no município.
O Inventário Turístico irá definir a identidade visual da cidade a partir da descoberta do que há para o turista ver e usufruir. Ao mesmo tempo, pretende promover o envolvimento de toda a comunidade, partindo da premissa de que o campista precisa conhecer o patrimônio que possui para amar e divulgar de forma positiva junto aos visitantes.
- Para ser cidade turística é preciso atingir três objetivos prioritários: ter a participação comunitária, realizar o planejamento estratégico e fazer investimentos na área - destaca o diretor da empresa, Osvaldo Ramalho. Ele ressaltou que na verdade, o inventário será um instrumento a ser usufruído por todos e comandado num segundo momento, justamente pela comunidade, que descobrirá o quanto a cidade pode se desenvolver a partir do turismo.
Por ser um trabalho complexo, minucioso e todo registrado a partir de levantamentos, elaboração de materiais gráficos, criação de site e da identidade visual, confecção de mapas e do Selo de Qualidade, entre outras ações, o Inventário Turístico ganha um peso maior dentro da escala de desenvolvimento da atividade no município.
- O Inventário é de fato, a porta que se abre para uma nova maneira de encarar o turismo em Campos. Tudo que a gente sempre quis começa a partir deste trabalho. O empresariado agora fica ciente de que precisa estar junto e participar ativamente, investindo para podermos alcançar a meta – ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal.
O trabalho de integração começou na reunião, com as pessoas presentes formando grupos e debatendo sobre os critérios de avaliação do Selo de Qualidade no Turismo, definindo peso de 1 a 5 para os seguintes itens: atendimento, infra-estrutura, gestão de negócios, gestão de qualidade, parcerias, segurança e responsabilidade sócio-ambiental. Estes itens serão aplicados em questionários que vão analisar o comércio turístico, do qual fazem parte os seguintes segmentos: alimentação, hospedagem, serviços e agenciamento. Outras informações também serão colhidas, complementando o trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
- 16/05/2025 16:32:49 Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
1605 16h32Prefeito Wladimir participa de celebração dos 115 anos do Colégio Batista
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa