Notícia no detalhe
Mutirão da campanha "Dengue Mata" na Baixada Campista
A campanha "Dengue Mata" levou para a Baixada Campista, neste domingo (4), o segundo grande mutirão de combate ao mosquito transmissor da doença, e de mobilização da população para participar, junto com o governo municipal, das ações de erradicação de focos do Aedes Aegypti. De Donana a Goitacazes e Campos Limpo, mais de 530 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorreram todas as ruas, buscando apoio dos moradores para entrar nas casas e remover materiais que podem acumular água e virar criadouros do Aedes Aegypti.
Os agentes também telaram caixas d´água e entregaram folhetos informativos sobre a dengue. Em Donana, que passou por obras de reestruturação do programa Bairro Legal, equipes do CCZ fizeram ainda, o cerco a roedores, para o combate à leptospirose, doença com alto índice de letalidade. Nos pontos do mutirão, mais de 15 máquinas foram usadas para recolhimento de lixo doméstico dos mais de 15 mil imóveis previstos para visitas, além da limpeza e remoção de entulhos de 105 terrenos baldios.
O coordenador de Programas do CZZ, Eufrázio Lisboa, ressalta a importância da participação de todos na campanha. "Nesta segunda-feira teremos um balanço dos trabalhos. Mas acreditamos que os moradores da Baixada tenham recebido nossos agentes e colaborado, dando um pouco do seu tempo para receber informações importantes e saber o que cada um deve fazer para evitar uma epidemia de dengue no próximo ano".
O Subsecretário de Saúde, Geraldo Venâncio também fez um alerta. "É neste período de chuva e calor que o mosquito da dengue prolifera. É preciso começar agora a evitar a formação de focos do mosquito, para que não tenhamos de lidar com uma grande epidemia, com números altos de casos, especialmente entre as ciranças, e sobretudo de mortes, porque dengue mata. Devemos ficar atentos aos sintomas e buscar sempre primeiro a UBS mais perto de casa. Mas devemos cuidar, principalmente, para não termos, em nossas casas, criadouros do mosquito da dengue, colocando em risco a saúde de nossos filhos, de nossa família", concluiu Venâncio.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
- 13/03/2026 08:09:24 AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
1303 08h09AdoleScER com o Cinema: oficina audiovisual na EM Guiomar Ramos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















