Notícia no detalhe
Semana da Consciência Negra com várias atividades na FMZP
A programação da Semana da Consciência Negra, preparada pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, apresenta diversas atrações até sábado (19), em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Quem for à sede da fundação, poderá contemplar painéis fotográficos da exposição “Olhar Africano”, do fotógrafo Wellington Cordeiro.
Durante toda a semana, o público campista contará com apresentações de maculelê, teatro de participação e ainda a palestra com o tema “Negras e negros na cidade e medidas sócio-educativas”, proferida pela Assistente Social e aluna especial do mestrado em Sociologia e Política na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Lara Barreto. As atividades visam promover uma maior conscientização da comunidade em geral quanto ao valor da igualdade e os direitos que detém os negros dentro de uma sociedade civil organizada.
Programação – Nesta quarta-feira (16), a partir das 9h, será exibido o filme “Amistad”, na sede da fundação, tendo continuidade a exposição de 22 painéis, “Olhar Africano”. Às 17h, acontece a palestra da historiadora Sylvia Paes, com o tema “Período Escravocrata, socialização e discriminação racial”.
Dia 17 (quinta-feira), às 9h, haverá outra exibição do filme “Amistad” seguida de apresentação de capoeira e do projeto Bate-Lata, às 10h. Às 15h, haverá palestra com a professora Lara Barreto. Ao final do dia, às 17h, a mestranda da Uenf, Rafaela Machado, levará ao público o tema “História contada através de documentos, necessidades de restauração e preservação”.
No dia 18 (sexta-feira) mais um filme será apresentado aos interessados dentro da sede da Fundação Zumbi: a bela história do “Invictus”, às 9h. O professor, fotógrafo e responsável pela exposição “Olhar Africano”, Wellington Cordeiro, fará uma palestra colocando justamente o tema de seus painéis em discussão – Um Olhar sobre a África, às 17h. Concluindo as atividades do dia, das 19h às 21h, será realizada a “Noite de Vinil”.
Para finalizar a programação, no sábado (19), na área central da cidade, haverá roda de capoeira. Além de visita às comunidades remanescentes de quilombos, no Imbé.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/03/2026 18:11:52 Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
- 12/03/2026 16:53:46 Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
- 12/03/2026 16:45:35 Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
- 12/03/2026 15:56:37 Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
- 12/03/2026 15:13:19 Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Mais beneficiários do Cartão Goitacá recebem novos cartões
1203 16h45Morar com Saúde realiza sua 22ª edição neste sábado no Parque Aldeia II
1203 15h56Comando de Saúde nas Rodovias: 140 atendimentos prestados em ação na BR-101
1203 16h53Segunda etapa do Parque Ecológico inaugurada dia 15 durante o Domingo em Família
1203 15h13Saúde inicia imunização de profissionais da área contra a dengue
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















