Os blocos de rua que dão cor aos festejos carnavalescos já estão movimentando as vias de Campos, com a alegria e colorido que só os foliões sabem mostrar. Nesta sexta-feira (6), o Trenzinho do Samba vai sair a partir das 18h, da Mangueira Casa Cultural, no Parque Rosário. Os movimentos culturais dos carnavais de rua seguem até o dia 28, com o Grito de Carnaval do Bloco Chuva de Ouro, na Linha do Limão em Goitacazes.
Também nesta sexta (6), tem o tradicional Grito do Morrinho, que tem atraído grande público de foliões nos últimos anos. A festa tem início às 19h, na rua Doutor Cardoso de Melo, no Parque Rosário. Já às 21h, os foliões vão comemorar os 58 anos do Bloco de Samba Os Psicodélicos, no Botequim do Tio Beto - Parque Rosário. No mesmo dia, às 22h, acontece a Batalha de Bois Pintadinhos, na Rua 13 de Maio, com desfiles dos bois União, Karrasco, K-Brunco, Pimenta, Zulu, Jaguar, Marajá, Guloso, do Canto, Revelação, Beira-Rio, Arrastão e Quilombola Dendê.
A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, relata que o município vive um momento muito de resgate e fortalecimento da sua cultura popular. “O crescimento do carnaval de rua é um reflexo desse resgate e fortalecimento da sua cultura popular. Os blocos, os bois pintadinhos e as diversas manifestações culturais que se apresentam no Centro, nos bairros e distritos, representam muito mais do que entretenimento: eles são expressão de identidade, pertencimento e tradição”.
Para Patrícia, o carnaval de rua acontece de forma descentralizada, alcançando diferentes territórios da cidade e valorizando talentos locais. “O prefeito Wladimir Garotinho, em nossa última reunião, fez questão de ressaltar o caráter democrático dessas manifestações. Isso amplia o alcance do turismo e promove inclusão social, porque permite que diversas comunidades sejam protagonistas da sua própria produção cultural”, comenta.
Farol - Além de Campos, a programação carnavalesca segue no litoral campista. A programação deste fim de semana conta com roda de samba do cantor Ralfinho Reis, às 17h, na Tenda Cultural. No mesmo dia, tem show de Olodum, às 22h, no palco da Marinha. E no domingo (08) terá show da banda Prakatum, no trio elétrico.
Os blocos carnavalescos também farão a festa em Farol. O Foliões da Multipeças está marcado para o dia 15, com concentração às 9h. No mesmo dia, às 9h30, acontece o bloco Farol Beer, no Villa Lounge. Ainda no dia 15, às 13h, terá o bloco Bogam Bass Folia, na Avenida Olavo Saldanha. Já no dia 16, o bloco Chiquitas acontece no Quiosque do Baiano.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRÉ-CARNAVALESCA EM CAMPOS:
07/02, às 17h - Pink Bloco - Local: Cais da Lapa
07/02, às 22h - After do Pink Bloco - Local: Sede do Clube de Regatas Rio Branco (Centro)
07/02, às 22h - Show de Olodum - Local: Palco Marinha (Farol de São Tomé)
08/02, às 16h - Show de Prakatum no trio elétrico - Local: Farol de São Tomé
11/02, às 18h - Bloco do Malandro - Local: Usina do Queimado (Parque Santo Amaro)
11/02, com horário ainda não divulgado - Bloco Boi Real - Local: Fundão
12/02, às 15h - Vaca Valiosa - Local: Sede social do Sindicato dos Bancários de Campos (Centro)
12/02, às 18h - Banda Carmem Miranda - Local: Orla de Guarus (Jardim Carioca)
13/02, às 18h - Trenzinho do Samba - Local: Mangueira Casa Cultural (Parque Rosário)
13/02, às 18h - Boi Capeta - Local: Rua dos Goitacazes (Centro)
13/02, às 21h - Grito de Carnaval da Ururau da Lapa - Local: Quadra da Ururau da Lapa
15/02, às 9h - Bloco Foliões da Multipeças - Local: Farol de São Tomé
15/02, às 9h30 - Bloco Farol Beer - Local: Villa Lounge (Farol de São Tomé)
15/02, às 13h - Bloco Bogam Bass Folia - Local: Avenida Olavo Saldanha (Farol de São Tomé)
16/02, às 10h - Bloco Capeta (de Tócos) - Local: Atrás do Depósito do Durval (Tócos)
16/02, horário ainda não divulgado - Bloco Chiquitas - Local: Quiosque do Baiano (Farol)
20/02, às 18h - Bloco Every Bode - Local: Praça do Santíssimo Salvador (Centro)
28/02, às 20h - Grito de Carnaval do Bloco Chuva de Ouro - Local: Linha do Limão (Goitacazes).