Muita música e informação marcaram o início da programação pelo “Dezembro Vermelho”, nesta segunda-feira (1º), data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção à Aids. As ações iniciaram logo pela manhã, com panfletagem e distribuição de preservativos nas proximidades do Mercado Municipal e da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. À tarde, usuários e funcionários se reuniram no Centro de Doenças Infecto-Parasitárias (CDIP) para a apresentação da cantora América Rocha.
Dezembro é referência na luta contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e no combate ao HIV/Aids. A programação segue ao longo do mês com palestras, capacitações e testagens para detecção do HIV e outras ISTs.
“Durante o mês de dezembro, a conscientização sobre o HIV é intensificada para informar a população sobre a importância da prevenção, testagem e tratamento. Embora o combate à infecção seja uma ação contínua, este período é dedicado para reforçar a persistência do vírus e seus impactos. A presença do HIV ainda causa doenças, hospitalizações e óbitos. Apesar do tratamento eficaz, a prevenção por meio do uso de preservativos nas relações sexuais continua sendo a forma mais segura de evitar a infecção”, informou o infectologista e subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Carneiro, destacando que o CDIP é referência regional no combate ao HIV e outras ISTs, oferecendo testagem, acolhimento e atendimento multidisciplinar (enfermeiros, médicos, assistência social, entre outros) de segunda a sexta-feira.
A coordenadora do CDIP, Helia Vargas, enfatiza que o foco da campanha é a prevenção, o uso de preservativos e o tratamento para quem tem HIV, ressaltando que, com diagnóstico e tratamento adequados, as pessoas com HIV podem levar uma vida longa e saudável.
“O falecimento por Aids, atualmente, está associado ao diagnóstico tardio, que dificulta o tratamento e permite o desenvolvimento de doenças oportunistas. HIV e AIDS são entidades distintas: o HIV é o vírus, enquanto a Aids é a doença que se desenvolve em estágios avançados da infecção. Encorajamos a todos a realizar exames de prevenção, praticar sexo seguro com o uso de preservativos e, para aqueles que vivem com HIV, aderir ao tratamento antirretroviral, monitorar a carga viral e seguir as orientações médicas para manter a saúde e qualidade de vida. Seguimos em frente juntos nesta luta!”, finalizou a coordenadora.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
1º DE DEZEMBRO
8h - CDIP EM AÇÃO! (Orientação, panfletagem e distribuição de preservativos)
Local: Mercado e Rodoviária
14h – INFORMAÇÃO E MELODIA
Local: Recepção do CDIP, Rua Conselheiro Otaviano,241, Centro
3 DE DEZEMBRO
DIA D TESTAGEM – das 8h às 18h
Local: CDIP
*Outros pontos de testagem: Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Manoel Cartucho
8 DE DEZEMBRO
CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO EM AMBULATÓRIO DE PREP – 14h
Local: CDIP
09 DE DEZEMBRO
HIV, AIDS E SÍFILIS – INFORMAÇÃO QUE PROTEGE (CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE TÉCNICA DO PROGRAMA) – 17h
Local: CDIP
10 DE DEZEMBRO
NATAL LUZ (CRI ANÇAS EM ACOMPANHAMENTO) – 15h
Local: CDIP
11 DE DEZEMBRO
VACINAÇÃO AOS USUÁRIOS EM ACOMPANHAMENTO NA UNIDADE – 9h
Local: CDIP
17 e 18 de DEZEMBRO
CAPACITAÇÃO TESTE RÁPIDO - das 8:00 às 18hs
Local: CDIP
22 DE DEZEMBRO
PALESTRA EDUCATIVA DE PREVENÇÃO AO HIV – 9h
Local: Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD)
22 DE DEZEMBRO
PALESTRA EDUCATIVA DE PREVENÇÃO AO HIV – 9h
Local: Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase)