Notícia no detalhe
Legalização da propriedade rural é tema de palestra para agricultores de Campos
Programação será realizada em 3 de dezembro, às 14h, no Sindicato Rural de Campos, e vai orientar produtores sobre regularização, benefícios legais e organização da atividade no campo
O programa Fazenda Legal, iniciativa da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj) em parceria com o Sebrae-RJ, chega a Campos dos Goytacazes para oferecer orientação especializada aos produtores rurais sobre regularização, conformidade documental e aspectos legais que impactam diretamente a atividade no campo.
A ação tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre propriedade, documentação, gestão e exigências legais que influenciam o acesso a crédito, a participação em programas governamentais e a comercialização da produção.
A iniciativa vem percorrendo diversas regiões do estado, contribuindo para que produtores estejam mais preparados para enfrentar desafios regulatórios e aproveitar oportunidades no setor agropecuário.
Programação
14h00 – Abertura e credenciamento
14h30 – “Retratos do Agro Fluminense – O Rio que produz”
Palestra com Rodolfo Tavares, presidente da Faerj/Senar Rio, trazendo um panorama atualizado da produção rural no estado, desafios e perspectivas para a agricultura e pecuária fluminenses.
15h30 – “Importância da legalização da propriedade rural e seus benefícios para os produtores rurais”. Palestra com Dr. José Roberto, advogado da Faerj, abordando documentação obrigatória, segurança jurídica e acesso a políticas públicas.
16h30 – Coquetel de encerramento
O evento é uma realização do Sindicato Rural de Campos, que representa a Faerj no município, com apoio do Sebrae-RJ e da Prefeitura de Campos dos Goytacazes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural.
Para a Secretaria de Agricultura, iniciativas como essa ampliam o acesso dos agricultores locais à informação qualificada, contribuindo para o desenvolvimento da produção rural e para a segurança jurídica no campo, aspectos essenciais para a geração de emprego e renda na região.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 12:28:25 Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
- 11/03/2026 10:46:24 PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
- 11/03/2026 09:47:24 Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
- 11/03/2026 09:42:26 Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
- 11/03/2026 09:40:18 Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
1103 10h46PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
1103 09h47Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
1103 09h42Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
1103 09h40Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















