Notícia no detalhe
Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
Realizada pela Subsecretaria de Igualdade Racial, capacitação “SUAS sem racismo” fez parte da programação Novembro Negro
A Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promoveu durante toda esta terça-feira (18) uma capacitação de formação crítica em prática antirracista para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A iniciativa, que fez parte da programação do Novembro Negro, teve como objetivo promover o aprendizado para a compreensão da linguagem, cultura e pensamento racista e antirracista para oferecer acolhida e escuta de qualidade à população negra usuária da rede socioassistencial.
A capacitação “SUAS sem racismo” aconteceu na sede da Igualdade Racial, reunindo trabalhadores vinculados aos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), como coordenadores, recepcionistas, entrevistadores do Cadastro Único, técnicos de referência, entre outros. Durante o dia, funcionários que atuam na subsecretaria repassaram ensinamentos sobre a origem social do racismo, as penalidades jurídicas e a construção da equidade racial nas políticas públicas e no atendimento.
“Essa capacitação surgiu da ideia de repassar a esses profissionais informações importantes para que eles tenham a sensibilidade crítica a partir do seu local de trabalho, como entrevistador, como assistente social, como recepcionista, tendo em vista ter um público majoritariamente de negros. A partir desse encontro, é possível ter um entendimento do que é o relativismo cultural, entendendo o contexto de vida daquele usuário, sendo negro, LGBT ou de religiões de matrizes africanas. Quando você tem noção do que é o racismo e dos efeitos nefastos que ele ocasiona na população negra, você tem uma maior sensibilidade na acolhida dessa vítima”, explicou o subsecretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gilberto Totinho.
A supervisora da Gestão do Trabalho e Regulação no SUAS, Darcilene Fiuza, reforçou a importância da capacitação “SUAS sem racismo” como forma de tornar o atendimento dos usuários mais eficaz e respeitoso.
“Foi uma iniciativa muito importante da SIRDH, principalmente para as equipes que fazem o primeiro atendimento, que é o acolhimento dos nossos usuários. Com essa base de formação, teremos uma grande melhoria no atendimento com a população negra, com a população LGBTQIA +, quilombolas, além daqueles dos costumes tradicionais, como pessoas de comunidades de terreiro. Essa população, que muitas das vezes é estigmatizada, necessita de um espaço acolhedor e que favoreça realmente a sua demanda”, disse.
A coordenadora do CRAS de Goitacazes, Rita de Cássia Manhães, participou da capacitação e elogiou a iniciativa. “O atendimento e a acolhida em nossos equipamentos não tem que ser diferenciada, ela tem que ser igual e humanizada para todos que buscam os serviços dentro da Política de Assistência Social. Quando nós temos oportunidade de participar de uma capacitação dessa, que teve a participação de profissionais de vários setores, é de grande importância para que tenhamos cada vez mais o respeito ao próximo”, contou.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2025 17:55:58 Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
- 18/11/2025 16:19:39 HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
- 18/11/2025 14:59:49 Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
- 18/11/2025 13:59:11 Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
- 18/11/2025 13:37:12 Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
1811 16h19HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
1811 14h59Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
1811 13h59Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
1811 13h37Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação




















