Notícia no detalhe
HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
Antiga entrada da urgência e emergência pela XV de Novembro foi desativada
O Hospital Ferreira Machado (HFM) deu início à segunda fase da obra de reestruturação e modernização de suas instalações. Após a conclusão da primeira etapa, que incluiu a nova fachada e o pronto-socorro, a unidade entra agora em um novo ciclo de intervenções, com o fechamento da antiga entrada da urgência e emergência pela Rua XV de Novembro, já totalmente inativada. O acesso, neste momento, é feito apenas na emergência pediátrica.
De acordo com o coordenador de Arquitetura e Projetos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Nilson Tavares, a fase atual é marcada pela demolição e início da reconstrução de estruturas internas.
“Essa é uma obra de reforma ampla, que envolve tanto demolições quanto novas construções. A parte de demolição está praticamente concluída. Podemos dizer que cerca de 98% já foi finalizada, restando apenas a remoção dos entulhos. O fechamento interno com tapumes já foi feito, isolando a área da obra e o fechamento externo na antiga entrada pela XV de Novembro, que também foi concluído”, explicou.
Nilson destaca que a próxima etapa será dedicada ao setor de imagens, que passará por uma completa reformulação. “O hospital vai ganhar um novo e moderno setor de imagens, com duas salas de raios-X totalmente equipadas, além de salas de ultrassonografia, laudos, recepção, sala de espera e banheiros acessíveis. Todo o espaço será adequado às normas atuais e projetado para oferecer mais conforto e agilidade nos atendimentos”, detalhou.
Além do setor de imagens, outros espaços serão contemplados nesta fase, como o setor administrativo, o Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítima de Violência (Caac) e o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), este último será instalado na área da antiga emergência e atenderá o público de forma independente. A pediatria também passará por melhorias, com ampliação da sala de emergência, que passará a comportar dois leitos e ganhará uma nova porta de entrada dupla, além de ajustes de acessibilidade.
O diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, ressaltou a importância dessa etapa para o hospital e para a população. “Essa obra representa mais um avanço para o Hospital Ferreira Machado. Estamos falando de mais conforto para pacientes, melhores condições de trabalho para os profissionais e uma estrutura moderna, capaz de atender à crescente demanda da nossa cidade e de toda a região. Cada fase concluída é um passo importante na construção de um HFM mais eficiente, acolhedor e preparado para o futuro”, afirmou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2026 08:31:21 Prova da residência médica do HFM acontece no dia 17 de janeiro
- 08/01/2026 08:23:52 Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
- 07/01/2026 17:54:48 Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
- 07/01/2026 17:22:06 IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
- 07/01/2026 13:16:48 UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
Prova da residência médica do HFM acontece no dia 17 de janeiro
0801 08h23Procon orienta sobre os direitos do consumidor na hora de viajar
0701 17h54Reunião avalia 1ª semana do “Verão de Todos Nós” e define ajustes na programação
0701 17h22IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
0701 13h16UBS Pet completa dois anos com mais de 31 mil atendimentos
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
3Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
4Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
5Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano
6Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral




















