Notícia no detalhe
Palestra mobiliza funcionários de Macaé sobre importância da doação de sangue
A palestra teve como objetivo sensibilizar os colaboradores para a doação voluntária e esclarecer dúvidas sobre o processo
A assistente social do Hemocentro Regional de Campos (HRC), Rosângela Soares, realizou, nessa terça-feira (11), uma palestra sobre a importância da doação de sangue na UTE TermoMacaé. O encontro reuniu cerca de 200 funcionários da empresa, com parte deles acompanhando a atividade presencialmente e outro grupo participando de forma virtual.
A ação faz parte de uma parceria entre o Hemocentro e a empresa, que receberá a unidade móvel de coleta de sangue nesta quinta-feira (13). A palestra teve como objetivo sensibilizar os colaboradores para a doação voluntária e esclarecer dúvidas sobre o processo.
Durante a apresentação, foram abordados temas essenciais relacionados à doação de sangue, como os critérios para se tornar doador, os cuidados necessários antes do procedimento, incluindo a importância de uma boa alimentação e todo o processo que envolve a coleta, desde a triagem até a separação e segurança do sangue. Rosângela também explicou como o organismo reage à doação e destacou a relevância de manter os estoques sempre abastecidos para garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões.
A palestra contou com grande participação dos funcionários, que interagiram com perguntas e demonstraram interesse em contribuir com a causa. Além disso, foram desmistificados mitos comuns sobre a doação e explicados os direitos dos doadores.
Para Rosângela Soares, momentos como esse são fundamentais para fortalecer a cultura da solidariedade. “É muito gratificante ver o engajamento dos trabalhadores e perceber o quanto a informação faz diferença. A doação de sangue é um gesto simples, mas que tem um impacto enorme na vida de quem precisa. Nosso papel é conscientizar, esclarecer e mostrar que cada doação pode salvar vidas”, ressaltou.
O Hemocentro mantém a Unidade Móvel como estratégia para ampliar a captação. Durante o mês de novembro, a programação será a seguinte:
13/11: UTE- TermoMacaé
18/11- Plaza Shopping (Campos)
25/11- Porto do Açu
27/11- Ciep 464 (Cardoso Moreira)
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 60 anos (ou até 69 anos, se já houver histórico de doação antes dos 60), pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, descansado, ter realizado refeição leve nas três horas anteriores e não ter praticado atividade física intensa nas cinco horas que antecedem a coleta. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemocentro Regional de Campos funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade fica localizada na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro Caju, anexo ao Hospital Ferreira Machado.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2025 17:55:58 Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
- 18/11/2025 16:19:39 HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
- 18/11/2025 14:59:49 Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
- 18/11/2025 13:59:11 Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
- 18/11/2025 13:37:12 Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
1811 16h19HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
1811 14h59Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
1811 13h59Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
1811 13h37Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central




















