Notícia no detalhe
Palestra mobiliza funcionários de Macaé sobre importância da doação de sangue
A palestra teve como objetivo sensibilizar os colaboradores para a doação voluntária e esclarecer dúvidas sobre o processo
A assistente social do Hemocentro Regional de Campos (HRC), Rosângela Soares, realizou, nessa terça-feira (11), uma palestra sobre a importância da doação de sangue na UTE TermoMacaé. O encontro reuniu cerca de 200 funcionários da empresa, com parte deles acompanhando a atividade presencialmente e outro grupo participando de forma virtual.
A ação faz parte de uma parceria entre o Hemocentro e a empresa, que receberá a unidade móvel de coleta de sangue nesta quinta-feira (13). A palestra teve como objetivo sensibilizar os colaboradores para a doação voluntária e esclarecer dúvidas sobre o processo.
Durante a apresentação, foram abordados temas essenciais relacionados à doação de sangue, como os critérios para se tornar doador, os cuidados necessários antes do procedimento, incluindo a importância de uma boa alimentação e todo o processo que envolve a coleta, desde a triagem até a separação e segurança do sangue. Rosângela também explicou como o organismo reage à doação e destacou a relevância de manter os estoques sempre abastecidos para garantir o atendimento a pacientes que necessitam de transfusões.
A palestra contou com grande participação dos funcionários, que interagiram com perguntas e demonstraram interesse em contribuir com a causa. Além disso, foram desmistificados mitos comuns sobre a doação e explicados os direitos dos doadores.
Para Rosângela Soares, momentos como esse são fundamentais para fortalecer a cultura da solidariedade. “É muito gratificante ver o engajamento dos trabalhadores e perceber o quanto a informação faz diferença. A doação de sangue é um gesto simples, mas que tem um impacto enorme na vida de quem precisa. Nosso papel é conscientizar, esclarecer e mostrar que cada doação pode salvar vidas”, ressaltou.
O Hemocentro mantém a Unidade Móvel como estratégia para ampliar a captação. Durante o mês de novembro, a programação será a seguinte:
13/11: UTE- TermoMacaé
18/11- Plaza Shopping (Campos)
25/11- Porto do Açu
27/11- Ciep 464 (Cardoso Moreira)
Requisitos para doação
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 60 anos (ou até 69 anos, se já houver histórico de doação antes dos 60), pesar acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. O voluntário deve estar em boas condições de saúde, descansado, ter realizado refeição leve nas três horas anteriores e não ter praticado atividade física intensa nas cinco horas que antecedem a coleta. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemocentro Regional de Campos funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. A unidade fica localizada na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro Caju, anexo ao Hospital Ferreira Machado.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2026 20:21:15 Complementação previdenciária é suspensa por decisão judicial em Campos
- 29/04/2026 20:07:15 Ação conjunta vai buscar reparação de danos ao patrimônio público após acidentes
- 29/04/2026 19:58:20 Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
- 29/04/2026 19:53:36 FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
- 29/04/2026 19:49:47 Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
Complementação previdenciária é suspensa por decisão judicial em Campos
2904 20h07Ação conjunta vai buscar reparação de danos ao patrimônio público após acidentes
2904 19h58Folha de pagamento de abril reafirma compromisso com os servidores
2904 19h53FMS vistoria UPH de Ururaí e acompanha avanço das obras do novo PU
2904 19h49Transporte Universitário inicia teste de controle de frequência com QR Code
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Concurso da Educação de Campos é retomado com cronograma definido
5Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
6Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda




















