Notícia no detalhe
Saúde apresenta ações do Paaq em seminário
A Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira (20) o seminário Oficinas dos Territórios da Cidadania, com a presença de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, para avaliação das ações realizadas pelo município de Campos através do Programa de Assistência a Assentamentos e Quilombolas (Paaq). O evento, que contará com a participação de representantes de outros órgãos municipais, como Secretaria de Obras e Urbanismo e Fundação Zumbi dos Palmares, além de líderes comunitários de assentamentos agrícolas e de áreas habitadas por famílias remanescentes de quilombos, acontece das 9h às 17h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia.
A coordenadora do Paaq, Cristina Peixoto, diz que o seminário mostrará como ocorre a democratização da saúde em Campos. “Apresentaremos as ações desenvolvidas pelo programa, segundo o perfil demográfico (número de famílias atendidas) e epidemiológico (situação de saúde e adoecimento das famílias) das áreas de assentamentos e quilombolas. Os técnicos da Secretaria Estadual de Saúde vão analisar os dados e avaliar os serviços prestados, além de ouvir diretamente o povo, que estará representado através das lideranças indicadas pelas próprias famílias atendidas pelo programa”.
O Paaq, programa municipal desenvolvido através da Superintendência de Saúde Coletiva, atende moradores de 14 assentamentos e acampamentos agrícolas e de cinco comunidades quilombolas.
- Atuamos como uma Unidade Básica de Saúde móvel, levando a essas populações atendimento médico, que vai desde vacinação, consultas com clínicos gerais, pediatras, sanitaristas, cirurgiões dentistas, farmacêuticos e técnicos de enfermagem a coleta de materiais para exames, encaminhamentos para especialistas, como ortopedistas, otorrinolaringologistas, vacinação, aferição de pressão arterial, teste glicêmico, pesagem, medição de altura, de circunferência abdominal, preventivo, exame de mama, agendamento de mamografias, teste de diagnóstico precoce de Alzheimer, entre muitos outros atendimentos - informou a médica.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/06/2026 18:43:03 Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
- 15/06/2026 18:15:19 Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
- 15/06/2026 17:45:14 Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
- 15/06/2026 17:18:57 Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
- 15/06/2026 16:28:26 Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
1506 18h15Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
1506 17h45Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
1506 17h18Empreendedorismo na terceira idade: projeto amplia as perspectivas da pessoa idosa
1506 16h28Abertura do Mais Ciência na Escola terá representante do Ministério da Ciência
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















