Notícia no detalhe
Hospital Ferreira Machado terá novo setor de imunização especializado
O setor funcionará de forma independente, com recepção e estrutura próprias, mas com interligação direta ao hospital em casos de emergência
O Hospital Ferreira Machado (HFM) segue avançando em seu processo de modernização. Após a inauguração do novo pronto-socorro, a unidade se prepara para dar início à segunda fase das obras, que contemplará importantes setores de apoio assistencial. Entre eles está o novo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), que vai funcionar dentro do próprio edifício do hospital, com acesso externo, mas integrado ao ambiente hospitalar.
O Crie é um setor especializado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela aplicação de vacinas e imunobiológicos de uso especial, uma ação de governo para a garantia da saúde da população com doenças crônicas ou com o sistema imunológico comprometido. A implantação para dentro do HFM atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que orienta que esse tipo de sala funcione em ambiente hospitalar, garantindo segurança e suporte imediato em caso de intercorrências durante a vacinação.
O coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, destacou o avanço que a mudança representa. “O Crie sempre teve a recomendação de estar em ambiente hospitalar, e agora, com o novo espaço no Ferreira Machado, vamos conseguir atender a essa exigência. Isso traz mais segurança, especialmente para as crianças com alergias que precisam de acompanhamento especial. Em casos de reação imediata, a equipe poderá contar com o suporte médico do hospital. Além disso, teremos a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento e atender também às demandas internas do HFM, como a aplicação de vacinas antitetânicas e imunoglobulinas”, explicou Leonardo.
O setor, que terá entrada pela Avenida XV de Novembro, funcionará de forma independente, com recepção e estrutura próprias, mas com interligação direta ao hospital em casos de emergência.
O superintendente de Planejamento, Inovação e Infraestrutura da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Nunes, ressaltou que a inclusão do Crie na segunda etapa da obra reforça o caráter regional do HFM e o compromisso da Prefeitura em modernizar toda a rede de saúde.
“Com o Crie, o Ferreira Machado passa a oferecer um serviço de imunização que vai muito além da rotina hospitalar. É um avanço para Campos e para toda a região, pois trata-se de um atendimento altamente especializado e seguro. A segunda fase da obra vem para consolidar essa nova estrutura do hospital, que se torna cada vez mais completo, moderno e preparado para diferentes tipos de atendimento”, destacou Gilberto.
Além do Crie, a segunda fase da reforma do HFM incluirá a implantação do novo setor de diagnóstico por imagem, com salas de raio-x, ultrassonografia, laudos e área de apoio para os profissionais.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/11/2025 17:55:58 Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
- 18/11/2025 16:19:39 HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
- 18/11/2025 14:59:49 Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
- 18/11/2025 13:59:11 Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
- 18/11/2025 13:37:12 Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
Trabalhadores do SUAS participam de capacitação de letramento racial
1811 16h19HFM inicia 2ª fase de obras com reestruturação de setores e modernização de espaços
1811 14h59Filme “Vermelho” vai ser exibido no Teatro Trianon
1811 13h59Capacitação e lançamento de protocolo de enfermagem em puericultura
1811 13h37Biblioteca Municipal com programação especial pela Consciência Negra
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central




















